Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

ABETRE amplia atuação com representação no setor de tratamento de efluentes

Publicado em 31-05-2016 15:30

ABETRE

Representando as empresas especializadas na destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos e líquidos, a ABETRE (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes) completará, em 2017, 20 anos de atuação. E, como parte da celebração desse marco, deu início, já neste ano, a uma série de ações, passando, inclusive, a representar o setor de tratamento de efluentes.

 

Os dois setores, resíduos e efluentes, enfrentam basicamente os mesmos problemas, e há uma total convergência de interesses. Ao se integrarem na ABETRE, as ações de ambos os setores ficam mutuamente reforçadas, com capacidade de influência sobre as políticas públicas e fortalecimento da imagem das empresas prestadoras de serviços ambientais.

 

Hoje, as principais empresas prestadoras de serviços de tratamento de efluentes off-site, já se associaram à entidade e foi, inclusive, criada uma diretoria setorial com agenda própria, que inclui a promoção de eventos e a realização de reuniões com agentes ambientais e pleitos com as esferas públicas e privadas.

 

Atuação estratégica no segmento de resíduos e efluentes

A congregação de empresas especializadas no tratamento de resíduos e efluentes é feita por meio de tecnologias de disposição em estações de tratamento de efluentes, aterro, coprocessamento, incineração e outras. Também se recorre a serviços associados, como gerenciamento, coleta, transporte, análises laboratoriais e reciclagem. É dessa forma que a ABETRE disponibiliza a seus associados instrumentos para auxiliar na expansão do mercado e melhorar a prestação dos serviços.

 

Entre seu posicionamento, destacam-se a inteligência estratégica (cobertura e estudos das mais relevantes informações do setor); representação institucional com entidades empresariais e governamentais; sistema de certificação eletrônica para a destinação e transporte de resíduos industriais; e suporte com representantes regionais para atender as demais locais de seus associados.

 

Comunicação e visibilidade

Outro importante ponto estratégico da ABETRE aos associados é a divulgação de assuntos institucionais na mídia. Aliás, o reforço na comunicação é parte das ações previstas em 2016, como forma de sensibilizar e engajar stakeholders para a importância da gestão correta de resíduos no Brasil.

 

A entidade conta, desde o início do ano, com uma nova agência de comunicação e imprensa para contribuir no reposicionamento e construção de imagem perante as autoridades, os órgãos públicos, a imprensa e a própria sociedade. É uma forma de promover o prestígio e o reconhecimento do setor, de suas atividades e de seus profissionais.

 

Foco: desenvolvimento sustentável

O objetivo da ABETRE é a valorização ambiental, econômica e social de resíduos. Para isso, ela desenvolve atividades para contribuir no desenvolvimento sustentável, por meio do aprimoramento da gestão de resíduos e da eliminação de seus impactos ambientais, além de cooperar para o aperfeiçoamento da regulamentação das atividades do setor, elaborando propostas e sugestões e participando dos principais foros de discussão.

 

A Tera Ambiental é associada e ficamos orgulhosos em contribuir com o desenvolvimento e expansão da atuação da ABETRE junto ao segmento de tratamento de efluentes com participação ativa e compartilhamento de conhecimento e experiências conquistadas desde 1998.

 

CTA - Guia para caracterização e classificação de resíduos

 

Tópicos: tratamento de resíduos, tratamento de efluentes, ABETRE

Deixe seu comentário

 

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New call-to-action
Descomplicando o tratamento de efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados