DÚVIDAS FREQUENTES

Disponibilizamos as perguntas mais frequentes dos nossos clientes sobre os produtos, serviços e atendimento da Tera Ambiental para que você possa sanar suas dúvidas de maneira fácil e rápida.

P: Qual a relação entre a Tera e Opersan? O que significa Tera?

R: A Tera nasceu após a divisão dos negócios de tratamentos de efluentes biodegradáveis e compostagem de resíduos dos demais negócios da Opersan. As iniciais de Tera se referem a Tratamento de Efluentes e Reciclagem Agrícola. Existem dois blog posts que respondem à essas dúvidas, confira em: A Tera Ambiental e Elementos da Marca Tera.

P: Qual é a relação entre CSJ e Tera?

R: A Tera encaminha os efluentes biodegradáveis para tratamento nas instalações da ETEJ – Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí –, operada pela CSJ. Compete à Tera a realização das análises técnicas prévias e laboratoriais, assessoria de gerenciamento ambiental, além da fiscalização e acompanhamento dos descartes e do tratamento dos efluentes dentro das instalações da ETEJ.

P: Qual é o custo de tratamento do efluente?

R: Os custos de tratamento dos efluentes são variáveis, de acordo com as diferentes características de processo de geração, estocagem, ramo de atividade e tipo de efluente. Para informações específicas sobre sua empresa,entre em contato conosco e agende uma visita técnica.

P: Como faço para me cadastrar para descarte de fossa?

R: É simples. Basta enviar seus dados cadastrais e volume de resíduo da fossa para emitirmos a proposta. Após o aceite, liberaremos o seu acesso ao SISREM – Sistema de Remessas de Esgoto, que permite a emissão do documento que acompanhará o caminhão até a CSJ.

P: Tenho um pequeno pomar em minha casa, seria possível utilizar o fertilizante SaneFértil?

R: O fertilizante e o substrato produzidos pela Tera são fornecidos somente a granel. O envio é feito através de caminhões de, no mínimo, 5 toneladas, o que restringe o uso doméstico do produto.

P: Vocês emitem o CADRI?

R: Não emitimos. O CADRI é um documento emitido pela CETESB, que aprova o destino de determinados resíduos a centrais de tratamento. Mas ajudamos nossos clientes a preparar toda a documentação para a solicitação deste certificado. Se preferir, baixe nossos guias disponíveis na nossa biblioteca digital.

P: É necessário CADRI para destinação dos resíduos à Tera?

R: Na maioria dos casos, sim. No entanto, algumas regionais da CETESB tem entendimento diferente sobre alguns resíduos. Você pode nos consultá-la diretamente, pois não temos autonomia sobre as exigências de cada regional. No entanto, o ideal é sempre conversar diretamente com sua agência. É possível encontrá-la pelo link: 

http://licenciamento.cetesb.sp.gov.br/agencias/agencias.asp

P: O que é SISREM? Como faço para acessá-lo?

R: SISREM - Sistema de Remessas de Esgoto – é usado para o descarte de efluentes e deve ser preenchido para que o caminhão seja autorizado a descartar na CSJ, garantindo uma operação segura. É por meio desse sistema que o cliente tem a garantia de que todo o processo de envio dos efluentes é efetivo, além de ser uma forma eficaz de rastreabilidade a partir de consultas livres e obtenção de relatórios de descartes.

Para acessar o SISREM, é necessário login e senha, que são gerados pela Tera após a finalização do processo comercial. Vale lembrar que, para garantir a segurança dos dados dos usuários, a senha de acesso deve ser pessoal e intransferível. O sigilo das informações é imprescindível para evitar o uso indevido dos dados das empresas e pessoas físicas geradoras das remessas por terceiros.

P: Esqueci meu login e senha do SISREM. Como faço para acessá-lo?

R: Envie um e-mail para contato@teraambiental.com.br e informe seus dados cadastrados no SISREM. Caso não os possua, entre em contato conosco pelo telefone 011 3963 6500.

P: Como faço para receber o CDF - Certificado de Destinação Final?

R: Solicite à consultora responsável pelo seu atendimento ou através do e-mail contato@teraambiental.com.br. O CDF é enviado para o e-mail cadastrado ou disponibilizado mensalmente no SISREM, após o fechamento dos descartes do período.

P: A Tera possui transporte próprio?

R: Não, porém somos parceiros de várias transportadoras homologadas periodicamente, que oferecem segurança e serviços de qualidade aos clientes.

P: Quais são as transportadoras cadastradas com a Tera Ambiental?

R: Existem muitas transportadoras cadastradas conosco, de diversas regiões do estado. Se necessário, podemos disponibilizar a lista completa para consulta. Peça a uma de nossas consultoras.

P: Sou uma transportadora, como faço para homologar na Tera Ambiental?

R: Solicitamos os dados cadastrais e o envio da documentação da transportadora, composta por Contrato Social, Cartão CNPJ, Cartão Inscrição Estadual, Licença da Operação do Órgão Ambiental, Relação da Frota e Documentos dos Caminhões. Toda a documentação deve ser enviada junto ao formulário padrão que criamos para facilitar o processo de levantamento de informações. Para fazer o download, clique aqui.

Não encontrou a resposta para sua pergunta? Sinta-se a vontade para entrar em contato conosco. Estamos prontos para ajudá-lo.

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