contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

Esgotos industriais: a relevância do tratamento adequado

Publicado em 02-03-2017 17:41

De forma geral, o tratamento de esgotos é fundamental na preservação do meio ambiente em todas suas vertentes, da doméstica à industrial, esta última, contudo, pode carregar especial risco para rios e todo o ecossistema que recebe efluentes não tratados, devido à presença de contaminantes originados de processos produtivos ou mesmo a limpeza de tanques e containers, conforme apontado pela definição da ABNT por meio da norma 9800/1987.

Leia mais

Tópicos: efluente industrial, tratamento de esgoto

A situação do saneamento básico no Brasil

Publicado em 23-04-2015 10:00

Apesar das conquistas sociais que o Brasil experimentou na última década, ainda falta muito para avançar na questão do saneamento básico. Um levantamento do Instituto Trata Brasil mostra que o país não conseguirá alcançar a universalização do sistema nos próximos 20 anos se o trabalho de implantar serviços de água e esgoto continuar no ritmo observado.
 
A pesquisa, chamada de Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades, inclui os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do ano base de 2012.
Leia mais

Tópicos: saneamento básico, tratamento de esgoto, coleta de esgoto

Entenda como a crise hídrica está impactando a rotina das empresas

Publicado em 13-02-2015 10:00

 
Quando o assunto é a crise hídrica a sensação predominante entre os pesquisadores parece ser a do “eu avisei”. Se por um lado os números registrados pela estiagem dos últimos anos são os mais graves até hoje, por outro, a comunidade científica do mundo inteiro vem alertando para a correlação cada vez mais evidente entre o modo desenfreado de exploração dos recursos naturais e as mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo. Essas mudanças não têm impacto apenas no dia a dia das pessoas, mas modificam também a rotina de trabalho das empresas.
 
Entenda melhor como a crise ambiental pode impactar os resultados no mundo dos negócios:
Leia mais

Tópicos: reúso de água, tratamento de esgoto, esgoto sanitário, crise hídrica

Como resolver seus problemas ambientais com tratamento biológico de efluentes

Publicado em 26-06-2013 15:13

Diversas atividades industriais resultam em geração de efluentes e resíduos, que em casos de não tratamento, podem poluir e contaminar o solo e a água. Como já comentamos em outros artigos, é necessário o tratamento e destinação correta dos efluentes e resíduos sólidos para evitar a contaminação, autuação e multas impostas pelos órgãos ambientais responsáveis.

 

Leia mais

Tópicos: tratamento de esgoto, problema ambiental, tratamento, tratamento de efluentes

Tratamento de esgoto tem desafios pela frente

Publicado em 11-04-2013 15:15

Conforme comentamos no artigo “Confira a situação do saneamento, coleta seletiva e resíduos sólidos no Brasil”, os serviços de saneamento básico no Brasil estão bem longe do que é considerado ideal, principalmente no tratamento de esgoto. Segundo análise feita pelo coordenador geral de engenharia e arquitetura da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ricardo Arantes, além do déficit gerado por anos sem investimento e tecnologia ultrapassada, o país ainda enfrenta a incapacidade técnica das prefeituras e muitas vezes a rejeição da população de cidades pequenas por terem de pagar taxas para esse tipo de serviço e assim ignoram a importância do tratamento de esgoto para saúde.
 
Leia mais

Tópicos: efluente doméstico, tratamento de esgoto, tratamento de resíduos, esgoto sanitário

Tratamento de efluentes de fossa séptica, caixa de gordura e efluente sanitário

Publicado em 10-04-2013 7:12

Além dos efluentes industriais resultantes de processos como lavagem de máquinas e equipamentos, limpeza de containers, tanques e pátios, fabricação de embalagens, lodo líquido de ETE, chorume classe II provenientes de aterros sanitários entre muitos outros, os efluentes mais comuns como os acumulados em fossa séptica, caixa de gordura e efluente sanitário também precisam ser tratados antes de serem descartados no meio ambiente.
 

Como possuem características distintas, não podem ser misturados quando retirados após a realização da limpeza, pois possuem diferentes cargas orgânicas. Muitos clientes tem dúvidas sobre esses tipos de efluentes e quais são suas diferenças, com isso decidimos criar esse artigo para esclarecê-las: 

 

Fossa Séptica / Sumidouro


A fossa séptica é uma unidade de tratamento primário que realiza a separação da matéria sólida contida no esgoto, enquanto o sumidouro é um poço com abertura inferior que permite a infiltração do efluente (pré tratado pela fossa ou não) no solo. Tratam-se de formas simples e baratas de disposição dos esgotos domésticos, geralmente usadas nas zonas rurais ou em áreas isoladas, onde não existe rede pública de coleta de esgoto. Seus efluentes são pastosos e resultam do acúmulo de dejetos biológicos de esgoto comum de sanitários. A fossa séptica e os sumidouros devem ser limpos periodicamente para evitar transbordamentos, eliminar mau cheiro e o aparecimento de vetores.

 

Leia mais

Tópicos: tratamento de esgoto, fossa septica, caixa de gordura, efluente sanitario, tratamento de efluentes

Fiscalização investiga casos de descarte irregular de efluentes

Publicado em 20-03-2013 13:04

Fundema coordenou a fiscalização realizada em parceria com a Polícia Militar Ambiental e o Corpo de Bombeiros- Crédito: Sidney Silva
 

A reportagem do jornal Município Dia a Dia, que noticiou o fato, afirmou que a estação de tratamento de uma das empresas autuadas não estava funcionando de forma integral no momento da vistoria e a coleta de efluentes apresentou uma forte coloração, que pode ser indício de falta de tratamento e o descarte do produto puro. Agora está sendo feita a análise do material coletado e caso seja confirmada a falta de tratamento dos efluentes, a Fundema fará o auto de infração com multa e os procedimentos de reparação ambiental.

Leia mais

Tópicos: tratamento de esgoto, saúde pública, tratamento de resíduo industrial, tratamento de efluentes, água contaminada

Saneamento básico ainda é precário no Brasil

Publicado em 06-03-2013 13:40

Cerca de 30 milhões de pessoas que vivem nas grandes cidades brasileiras ainda não têm acesso à coleta de esgoto, segundo mapa do saneamento básico feito pelo Instituto Trata Brasil e a GO Associados nos 100 municípios mais populosos do país. O estudo utilizou números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), publicado pelo Ministério das Cidades. A pesquisa analisou a coleta de esgoto e tratamento de efluentes, o nível de cobertura dos serviços, incluindo a eficiência e perdas na distribuição de água e os investimentos e melhorias feitas na rede de água e esgoto.

 

Santos foi a cidade que teve a melhor avaliação do estudo, já que todas as residências são atendidas pelas redes de água e esgoto e somente 13% da água distribuída é perdida, Jundiaí (SP) está entre as demais cidades que tiveram boa avaliação, já que todo o esgoto que é coletado no município passa por tratamento. Outras cidades bem avaliadas são Maringá (PR), Franca (SP) e Uberlândia (MG).

Leia mais

Tópicos: saneamento básico, tratamento de esgoto, saúde pública, coleta de esgoto

Jundiaí trata 100% de seu esgoto e também trata efluentes de outras cidades

Publicado em 27-02-2013 15:53

Jundiaí é uma das seis cidades do Brasil que tratam 100% dos efluentes da cidade, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), publicado regularmente pelo Ministério das Cidades. A cidade tem cerca de 370 mil habitantes e a capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), operada pela Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), nossa parceira, permite tratar uma carga equivalente a uma população de 1 milhão de habitantes em termos de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio de 5 dias), chegando a 60 toneladas de DBO/dia.

 

Leia mais

Tópicos: consciência ambiental, estação de tratamento, ETE, Rio Jundiaí, saneamento básico, tratamento de esgoto

Conheça as doenças causadas pelo “não tratamento” do esgoto

Publicado em 25-02-2013 13:00

Investir em saneamento básico é investir em saúde. A cada R$ 1,00 gasto com tratamento de esgoto, são economizados R$ 4,00 em saúde pública. O esgoto encanado é tão importante para melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015) é reduzir pela metade o número de pessoas sem rede de esgoto.

Leia mais

Tópicos: rede de esgoto, efluente doméstico, saneamento básico, tratamento de esgoto, saúde pública, água contaminada, esgoto sanitário

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail