contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

Indicadores de gestão de resíduos: o que acompanhar para garantir a eficiência dos processos?

Publicado em 18-10-2023 10:33

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos, Gestão de Resíduos

Compostagem industrial: principais dúvidas sobre essa prática

Publicado em 20-07-2022 11:00

 

Estima-se que cada brasileiro gera quase 1kg de lixo por dia, o que totaliza aproximadamente 343 kg em 12 meses e, somando toda a população do país, mais de 80 milhões de toneladas de resíduos ao ano.

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos, compostagem, Compostagem termofílica, resíduos orgânicos

Certificação True Zero Waste: conheça o selo que promove um novo olhar sobre os resíduos sólidos

Publicado em 18-05-2022 14:00

Os resíduos sólidos são um dos problemas mais iminentes no Brasil quando se fala em meio ambiente, principalmente por conta das adversidades na destinação que o nosso país encara atualmente.

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos, sustentabilidade, compostagem

Resolução SIMA Nº 145: o que isso representa para as empresas?

Publicado em 05-05-2022 11:00


O coprocessamento é uma técnica de utilização de resíduos sólidos industriais realizada a partir do processamento desses como substituto parcial de matéria-prima e/ou de combustível em fornos de produção de clínquer, na fabricação de cimento. 

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos, Coprocessamento

COVID-19: como descartar resíduos sólidos potencialmente contaminados

Publicado em 19-08-2021 11:00

 

A pandemia do novo coronavírus causou um aumento significativo na produção de máscaras descartáveis e outros materiais de proteção. Em contrapartida, torna-se fundamental reforçar o descarte correto desses resíduos, sobretudo os possíveis contaminados, no objetivo de minimizar a disseminação do vírus e os impactos ao meio ambiente. 

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos, descarte de resíduos

Como realizar a caracterização e classificação de resíduos sólidos

Publicado em 26-07-2021 11:00

Já é de conhecimento que o tratamento de resíduos é uma atividade indispensável para assegurar que a empresa opere dentro dos padrões exigidos pela legislação, garantindo também uma destinação adequada que evite a poluição dos recursos naturais.

   

No entanto, quando falamos sobre o assunto, um elemento de extrema importância que deve ser levado em consideração em todo o processo é a composição dos resíduos gerados.

 

Assim como as empresas possuem atividades distintas, os resíduos também se diferem em características físicas, químicas e biológicas, que deverão ser compreendidas para definir a melhor alternativa para tratamento e descarte.

 

Essa decisão passará pela identificação dos constituintes em etapas conhecidas como classificação, caracterização e os tipos de resíduos, que seguem os padrões estabelecidos pela ABNT NBR 10.004/04.

 

Leia mais

Tópicos: política nacional de resíduos sólidos, resíduos sólidos, resíduos industriais, caracterização e classificação de resíduos

Descarte consciente de resíduos urbanos e industriais

Publicado em 24-06-2021 11:00

 

A pandemia da Covid-19 alterou hábitos no Brasil e no mundo e atingiu as diversas esferas: sanitária, econômica, social, cultural e ambiental. Uma categoria ganhou força neste período, a dos produtos sustentáveis. A promoção do consumo consciente, uma das prioridades da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), continua sendo um grande desafio. O caminho ainda é longo até podermos afirmar que o país é de fato ecologicamente correto.

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos, resíduos industriais, compostagem de resíduos, Compostagem industrial, descarte de resíduos

Regulamento estabelece as diretrizes de armazenamento, coleta, triagem e destinação final de resíduos sólidos em Itupeva

Publicado em 24-07-2018 10:20

A prefeitura da cidade de Itupeva, interior de São Paulo, decretou novas regras para armazenamento, coleta, triagem e destinação final de resíduos sólidos no município. O decreto nº 2913 regulamenta a Lei Complementar nº 425, que institui a taxa de coleta, remoção e destinação do lixo domiciliar (TLD). Ele é importante porque também estabelece a categorização de empresas em relação ao volume de resíduos.

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos

A importância da Política Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo

Publicado em 10-03-2017 15:36

A busca por soluções para o tratamento de resíduos é uma constante em todos os âmbitos da sociedade, seja ele público, privado ou do terceiro setor. Na verdade, cada vez mais, especialistas veem essa prática como um esforço conjunto, evitando assim o descarte irregular e, consequentemente, a poluição do meio ambiente.


A Política Estadual de Resíduos Sólidos (Lei nº 12300/ 06) foi proposta em 2006 com os objetivos de reduzir a nocividade de resíduos sólidos, evitar problemas ambientais e de saúde pública e erradicação de lixões, aterros controlados, “bota-foras” e destinação inadequada.

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos

Qual é a importância do inventário de resíduos para as empresas

Publicado em 27-07-2016 15:36

O inventário de resíduos sólidos e líquidos industriais é uma importante ferramenta de gestão. Ele embasa a política de gestão de resíduos de uma empresa ao quantificar e diagnosticar informações sobre a geração, características, armazenamento, transporte, tratamento, reutilização, reciclagem, recuperação e disposição final dos resíduos gerados.

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos, resíduos industriais

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail