contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

Entenda porque a compostagem é a opção mais adequada para destinação do lodo de ETEs, STARs e outros resíduos orgânicos

Publicado em 15-06-2022 14:00

A destinação dos resíduos sólidos está se tornando uma preocupação mundial, isso porque a produção está mais intensa. Dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2020, apontam um crescimento passando de 348kg/ano para 379kg/ano por pessoa. No total, a geração de resíduos sólidos somente no ano de 2019 foi de 79 milhões de toneladas

Leia mais

Tópicos: Descarte ilegal, resíduos industriais, Danos ao meio ambiente, descarte de resíduos

O que é resíduo industrial e quais são suas classificações?

Publicado em 01-09-2021 7:30

Atualmente, os resíduos industriais são considerados os grandes responsáveis pelas maiores agressões ao meio ambiente. Mas afinal, o que são esses poluentes?

 

Basicamente, é toda 'sobra' da produção industrial que não pode ser descartada sem controle e exige um método específico para sua eliminação. Isto porque, uma vez que os resíduos são originados de processos industriais, sua composição é mista e, muitos deles, podem ser perigosos, trazendo consequências negativas não só para o meio ambiente, mas também para a saúde pública.

Leia mais

Tópicos: resíduos industriais, efluente industrial, Danos ao meio ambiente

Como realizar a caracterização e classificação de resíduos sólidos

Publicado em 26-07-2021 11:00

Já é de conhecimento que o tratamento de resíduos é uma atividade indispensável para assegurar que a empresa opere dentro dos padrões exigidos pela legislação, garantindo também uma destinação adequada que evite a poluição dos recursos naturais.

   

No entanto, quando falamos sobre o assunto, um elemento de extrema importância que deve ser levado em consideração em todo o processo é a composição dos resíduos gerados.

 

Assim como as empresas possuem atividades distintas, os resíduos também se diferem em características físicas, químicas e biológicas, que deverão ser compreendidas para definir a melhor alternativa para tratamento e descarte.

 

Essa decisão passará pela identificação dos constituintes em etapas conhecidas como classificação, caracterização e os tipos de resíduos, que seguem os padrões estabelecidos pela ABNT NBR 10.004/04.

 

Leia mais

Tópicos: política nacional de resíduos sólidos, resíduos sólidos, resíduos industriais, caracterização e classificação de resíduos

Descarte consciente de resíduos urbanos e industriais

Publicado em 24-06-2021 11:00

 

A pandemia da Covid-19 alterou hábitos no Brasil e no mundo e atingiu as diversas esferas: sanitária, econômica, social, cultural e ambiental. Uma categoria ganhou força neste período, a dos produtos sustentáveis. A promoção do consumo consciente, uma das prioridades da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), continua sendo um grande desafio. O caminho ainda é longo até podermos afirmar que o país é de fato ecologicamente correto.

Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos, resíduos industriais, compostagem de resíduos, Compostagem industrial, descarte de resíduos

Resolução CONAMA nº 313: O que é e como elaborar o inventário de resíduos industriais

Publicado em 26-06-2019 16:36

 

Em 2002, bem antes do surgimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Conselho Nacional do Meio Ambiente -  CONAMA, instituiu a Resolução nº 313/2002, que dispõe sobre o Inventário Nacional de Resíduos Sólidos Industriais.

 

Para fins desta Resolução, é importante entender que:

Leia mais

Tópicos: resíduos industriais

Tipos de esgotos industriais e consequências da falta de tratamento

Publicado em 09-06-2017 11:33

Um dos problemas do desenvolvimento urbano em todo o mundo está relacionado ao crescente despejo de resíduos poluentes de forma inadequada, os quais precisam ser tratados com rigorosos processos nas ETEs – Estações de Tratamento de Esgoto – para que se evitem danos ao meio ambiente.

 

Em definição rápida, os esgotos são “resíduos líquidos, que após utilização humana, apresentam as suas características adulteradas”. No entanto, diferente do que boa parte da população acredita, eles possuem diversas origens, cada qual com suas especificidades de tratamento.

Leia mais

Tópicos: resíduos industriais, Esgosto sem tratamento

Você sabe para onde os resíduos da sua indústria são encaminhados?

Publicado em 06-12-2016 17:12

Em proporção menor ou maior, praticamente todas as indústrias geram resíduos. O problema é que esses resíduos têm composição química e biológica diferentes, e muitos deles podem ser tóxicos ao meio ambiente e precisam ser tratados antes de seu descarte final

Leia mais

Tópicos: resíduos industriais, tratamento de resíduos

Tecnologias sustentáveis reduzem custos na adubação de lavouras

Publicado em 14-09-2016 17:38

Nos dias atuais, referir-se ao lixo ou aos resíduos gerados em âmbito industrial, comercial ou doméstico como questões ambientais complexas e definitivas não é mais plausível. Papel, vidro, metal, matéria orgânica, resíduos sólidos, lodos provenientes do tratamento de esgotos, entre muitos outros, são componentes que podem ser aproveitados por meio da reciclagem.

 

No segmento empresarial, os resíduos não devem mais ser tratados simplesmente como um problema, uma vez que podem se transformar em outros produtos, integrados a um ciclo da economia sustentável ambiental.

 

Leia mais

Tópicos: micronutrientes adubação orgânica, resíduos industriais, Empresa sustentável

Expansão do setor de tratamento de resíduos industriais destaca potencial do segmento

Publicado em 24-08-2016 16:08

Mesmo diante de um momento difícil do país, com a retração da economia, o setor de tratamento de resíduos industriais está em franca ascensão. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), com base no estudo da Consultoria Tendências, revela um crescimento para a área de 26% nos próximos cinco anos.

Leia mais

Tópicos: resíduos industriais, tratamento de resíduos, ABETRE

O que sua empresa ganha com o tratamento de efluentes e resíduos industriais?

Publicado em 10-08-2016 14:53

A prática de ações que priorizam a preservação do meio ambiente cresce a cada dia. No mundo empresarial, muito além dessa consciência ambiental, é evidente que o investimento em tratamento de efluentes e resíduos industriais tem um retorno bastante significativo quando comparado os benefícios aos problemas evitados.

Leia mais

Tópicos: resíduos industriais, tratamento de resíduo industrial, tratamento de efluentes

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail