contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

Os parâmetros de avaliação para o recebimento e tratamento de resíduos na compostagem

Publicado em 30-09-2016 10:55

O reaproveitamento de resíduos é estratégia fundamental para solucionar um dos maiores problemas ambientais da atualidade: a quantidade de lixo gerado e sua correta destinação.

 

A compostagem é considerada alternativa sustentável, simples, eficaz e que atende a legislação ambiental em vigor – a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que regulamenta o tema no País.

Leia mais

Tópicos: reaproveitamento de resíduo orgânico, Gestão de Resíduos, compostagem de resíduos, tratamento de resíduos

As melhores práticas para a gestão de resíduos orgânicos das Ceasas

Publicado em 11-03-2016 11:00

As Ceasas - Centrais de Abastecimento - comercializam para o atacado produtos da hortifruticultura, que são bastante perecíveis, perdendo com rapidez o seu valor comercial. Números do governo federal apontam que cerca de 30% de todo o desperdício de alimentos, em território brasileiro, acontece justamente pela falta de estrutura e plano de gerenciamento de resíduos orgânicos nas Ceasas. Esse montante vira lixo, encaminhado sem qualquer forma de tratamento aos aterros sanitários e lixões.

Leia mais

Tópicos: reaproveitamento de resíduo orgânico, Efluente e Resíduo Orgânico

O que fazer com os restos de alimentos de Ceasas e Supermercados?

Publicado em 17-02-2016 9:52

restos de alimentos de Ceasas e supermercadosFonte foto: Ceagespoficial

Nos centros urbanos, o lixo orgânico é um grande problema devido ao impacto negativo que sua destinação inadequada acarreta à saúde pública e ao meio ambiente.

 

Entre os grandes geradores desses resíduos estão os estabelecimentos que trabalham diretamente com alimentos. Além da indústria alimentícia, incluem-se, nesta lista, os restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares, hotéis, supermercados e, claro, as centrais de abastecimento de alimentos, conhecidas como Ceasa.

Leia mais

Tópicos: reaproveitamento de resíduo orgânico, Efluente e Resíduo Orgânico, indústria alimentícia

O que são embalagens compostáveis e como elas podem ajudar no reaproveitamento de resíduos?

Publicado em 13-08-2014 8:00

Pratos, copos, caixas, talheres descartáveis: basta dar uma volta na praça de alimentação de um shopping para se deparar com uma grande quantidade desse tipo de material, tão prático e comum no dia a dia. O que muita gente não sabe, no entanto, é que parte daqueles itens já vem sendo fabricada a partir de materiais naturais como a mandioca e a cana. Como esse tipo de produção acarreta em objetos biodegradáveis, seu descarte culmina na degradação dos resíduos por bactérias e posterior transformação em composto orgânico. A promissora ideia para reduzir a quantidade de lixo nos aterros sanitários já tem nome: trata-se da chamada embalagem compostável. Gigantes da indústria, como a Coca-Cola e a Dell, já apostam na vertente ecológica, indo de encontro à proposta de sustentabilidade vinculada ao meio corporativo e à tendência dos consumidores verdes. A primeira empresa investiu na criação de um copo de papel, enquanto a segunda já disponibiliza uma embalagem feita do material para guardar seus laptops.

Embalagens compostáveis: processo verde de fabricação

Leia mais

Tópicos: reaproveitamento de resíduo orgânico, reciclagem, compostagem de resíduos

Compostagem doméstica: reaproveitamento de resíduos em pequena escala

Publicado em 01-08-2014 9:44

 

“É essencial que cada um faça sua parte”: geralmente, é com essa frase que terminam todos os textos, artigos, vídeos ou campanhas que vemos por aí sobre a prevenção e combate ao processo de degradação ambiental em que nos encontramos. A partir daí, a indagação “mas como posso colocar a sustentabilidade em prática?” é mais do que comum. A separação do lixo para a reciclagem e a economia de energia em medidas simples no dia a dia são exemplos de soluções descomplicadas que refletem que é possível contribuir para o meio ambiente dentro de casa, e hoje trataremos de outro processo menos conhecido, mas que já é realidade em residências e pequenas produções do país, em especial nas zonas rurais: a compostagem doméstica.

 

Leia mais

Tópicos: reaproveitamento de resíduo orgânico, compostagem de resíduos

Shopping em São Paulo cultiva horta no telhado

Publicado em 05-05-2013 21:29

Mais um bom exemplo que mostra que, aos poucos, o conceito de reaproveitamento, reciclagem e compostagem vem sendo usado de maneira criativa. O Shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo, fez uma horta no telhado com os restos de comida da praça de alimentação no teto do edifício. A ideia é louvável, já que são descartados, aproximadamente 400 quilos de comida todos os dias.

 

Leia mais

Tópicos: reaproveitamento de resíduo orgânico, compostagem de resíduos, tratamento de resíduos off-site

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail