contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

Você sabe qual a diferença entre reciclar e reutilizar?

Publicado em 20-07-2021 10:30

Embora sejam bastante conhecidos, os conceitos de reciclagem e reutilização de resíduos ainda geram muitas dúvidas no que diz respeito à sua diferença: afinal, o que difere o ato de reciclar do ato de reutilizar? Qual das duas alternativas é mais sustentável?
Leia mais

Tópicos: reciclagem, reaproveitamento, logística reversa, upcycling

Logística reversa: está na hora de repensar seu negócio

Publicado em 16-07-2013 13:58

 O tema não é recente, mas a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) reforça o desafio da logística reversa para as empresas. O termo significa a volta do produto do cliente para o fabricante, para o reaproveitamento dos materiais na fabricação de novos produtos e a destinação correta dos rejeitos. Agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, lâmpadas, embalagens de todos os tipos, geladeiras, televisões, computadores e outros eletroeletrônicos devem ter seus próprios processos de logística reversa, mas qual é a forma adequada?

Leia mais

Tópicos: reaproveitamento, Gestão de Resíduos, logística reversa

Reuso de água é essencial para o meio ambiente

Publicado em 20-06-2013 16:12

Pensar em maneiras de reutilizar a água é uma forma de controlar perdas e evitar desperdícios, além de minimizar o consumo de água no Brasil. A água pode ser poupada com o reuso de efluentes tratados seguido por parâmetros de qualidade estabelecidos pela legislação brasileira para diversos fins que não sejam o consumo humano. É por isso que o tratamento de esgoto tem um papel fundamental na gestão dos recursos hídricos. Apesar de parecer algo óbvio, o reuso de água tomou forma no Brasil com a Resolução 54, de 2005, que estabelece os critérios gerais para a prática de reuso de água não potável, segundo o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

 

Leia mais

Tópicos: reúso de água, reaproveitamento

Metade da comida produzida no mundo vai parar no lixo

Publicado em 29-04-2013 17:19

 

Já está mais do que na hora de repensarmos a maneira como vivemos. A última gota d’água foi a constatação do relatório produzido no Reino Unido “Global Food: waste not, want not” (você pode lê-lo na íntegra em inglês) de que entre 30% e 50% dos alimentos produzidos em todo o mundo nunca são ingeridos e vão parar no lixo, todos os anos. Essa porcentagem representa de 1,2 a 2 bilhões de toneladas de comidas.

Leia mais

Tópicos: consciência ambiental, reciclagem, reaproveitamento, compostagem de resíduos

Aprenda a descartar o óleo de cozinha corretamente

Publicado em 24-04-2013 17:47


O óleo de cozinha usado pode parecer inocente, mas é um grande contaminante. Um litro de óleo descartado no ralo da pia pode poluir um milhão de litros de água potável. É a quantia equivalente ao consumo de uma pessoa em 14 anos de vida.

Além disso, quando o óleo usado é descartado na pia, acumula no encanamento e retém resíduos, entope a rede de esgoto e o fluxo de água, o que causa graves problemas de higiene e até gastos com a limpeza da caixa de gordura. Sem contar que a sujeira atrai insetos, baratas e ratos.

Leia mais

Tópicos: reciclagem, reaproveitamento, descarte de óleo de cozinha, descarte de óleo usado

A efetividade do fertilizante orgânico classe D

Publicado em 01-04-2013 16:30

 
Leia mais

Tópicos: reaproveitamento, compostagem de resíduos, esgoto sanitário, fertilizante orgânico composto

Resíduos industriais para produzir alimentos segundo pesquisa

Publicado em 15-03-2013 14:30


Já pensou em usar resíduos industriais para produzir alimentos? É o que propõe um projeto no qual a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A parceria visa encontrar uma forma de aproveitar resíduos industriais na produção de alimentos de qualidade e com menor custo.

Leia mais

Tópicos: reciclagem, reaproveitamento, resíduos industriais

Confira a situação do saneamento, coleta seletiva e resíduos sólidos no Brasil

Publicado em 12-03-2013 16:08

 

As cidades precisam cuidar de suas águas e do esgoto para evitar doenças, no entanto, a qualidade da água na maioria das cidades brasileiras ainda é ruim devido, principalmente, aos lançamentos de esgotos domésticos e industriais em rios, lagoas e canais. A pesquisa mais recente sobre o assunto, conhecida como “Perfil dos Municípios″, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que apenas 28% dos municípios tinham políticas para o saneamento básico no ano passado.

Leia mais

Tópicos: coleta seletiva, resíduos sólidos, reciclagem, reaproveitamento, compostagem de resíduos, saneamento básico

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail