contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

Como realizar a caracterização e classificação de resíduos sólidos

Publicado em 26-07-2021 11:00

Já é de conhecimento que o tratamento de resíduos é uma atividade indispensável para assegurar que a empresa opere dentro dos padrões exigidos pela legislação, garantindo também uma destinação adequada que evite a poluição dos recursos naturais.

   

No entanto, quando falamos sobre o assunto, um elemento de extrema importância que deve ser levado em consideração em todo o processo é a composição dos resíduos gerados.

 

Assim como as empresas possuem atividades distintas, os resíduos também se diferem em características físicas, químicas e biológicas, que deverão ser compreendidas para definir a melhor alternativa para tratamento e descarte.

 

Essa decisão passará pela identificação dos constituintes em etapas conhecidas como classificação, caracterização e os tipos de resíduos, que seguem os padrões estabelecidos pela ABNT NBR 10.004/04.

 

Leia mais

Tópicos: política nacional de resíduos sólidos, resíduos sólidos, resíduos industriais, caracterização e classificação de resíduos

O papel e a importância das certificações no processo de logística reversa

Publicado em 12-11-2018 16:49

 

Graças as leis ambientais e a procura incansável por um futuro sustentável, foram criadas dinâmicas corporativas para reaproveitamento e descarte apropriado de materiais, dentro de uma lógica ambientalmente correta e garantindo bons processos. 


Portanto, veja como as certificações mudaram o cenário da Logística Reversa no Brasil e consequentemente a dinâmica do mercado de Reciclagem.

 

Leia mais

Tópicos: certificação, política nacional de resíduos sólidos, logística reversa, PNRS

Quais são as consequências com a prorrogação dos prazos da PNRS?

Publicado em 07-10-2015 15:46

Quais são as consequências com a prorrogação dos prazos da PNRS

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi criada em 2010 para acabar com o problema da destinação inadequada dos lixos consumidos no Brasil. Baseada na Lei nº 12.305/2010, trata-se de normas para diminuir significativamente os problemas ambientais gerados em lugares onde o lixo não é armazenado e tratado corretamente.

 

As metas criadas pela política contribuem para eliminar, principalmente, lixões, locais onde os resíduos sólidos ficam dispostos inapropriadamente e causam doenças à população. O planejamento e a gestão da PNRS são feitos em todas as esferas do país (ou seja, nacional, estadual, microrregional, intermunicipal, metropolitano e municipal) e cada parte elabora seus próprios Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

 

Leia mais

Tópicos: política nacional de resíduos sólidos, Gestão de Resíduos, PNRS

Política Nacional de Resíduos Sólidos não será prorrogada

Publicado em 11-02-2014 10:22

Depois de quase duas décadas de discussão e o possível adiamento de suas determinações legais, foi definido que o prazo para implantação da  Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) não será prorrogado. Na 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada em Brasília no dia 27 do último outubro, a Ministra do Meio Ambiente (MA), Izabella Teixeira, anunciou a primeira medida para acelerar o processo de implantação da legislação, comprometendo-se com o não adiamento do prazo de 4 anos iniciados a partir da publicação da lei nº 12.305, em 2 de agosto de 2010.
 
Leia mais

Tópicos: política nacional de resíduos sólidos, Gestão de Resíduos

Lixo e Política: a questão dos resíduos sólidos como causa pública

Publicado em 27-12-2013 15:01


A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi promulgada em agosto de 2010 compondo uma série de diretrizes e metas relativas à gestão integrada e ao gerenciamento ambiental adequado de resíduos sólidos. Seu principal objetivo é a extinção dos lixões e a exigência de que todo resíduo deverá ser  processado apropriadamente antes da destinação final.

Leia mais

Tópicos: política nacional de resíduos sólidos, resíduos sólidos, Lixão

A atual situação dos lixões no Brasil

Publicado em 26-08-2013 8:12

 


O jornalista Bruno Calixto publicou no “Blog do Planeta” da revista Época, a reportagem “
Brasil tem um ano para fechar lixões a céu aberto. Dará tempo?” com informações sobre a situação da preparação dos municípios quanto a extinção dos lixões no Brasil. Esse e outros temas relacionados a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) tem sido recorrentes em nosso blog e o conteúdo faz uma síntese do que já abordamos, como no artigo A Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua influência e Aterro sanitário ou compostagem: qual é a sua opção?

 

Agosto de 2014 é o prazo estipulado pela PNRS para que todos os lixões a céu aberto sejam desativados, a coleta seletiva seja implantada em todo o país e que apenas os rejeitos sejam encaminhados aos aterros sanitários. Lembrando que rejeitos são definidos como os resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada. A legislação aprovada em 2010, ainda prevê que os aterros tratem o chorume e transformem metano em energia. Já falamos a respeito no artigo Tratamento de chorume será essencial com PNRS.

 

Leia mais

Tópicos: política nacional de resíduos sólidos, Lixão

Caracterização e Classificação de Resíduos Sólidos - Matéria Revista TAE

Publicado em 04-06-2013 11:55


Recebemos um convite da Revista TAE para contribuirmos com uma matéria em uma edição. O tema escolhido foi a “Caracterização e Classificação de Resíduos Sólidos” que além de informar como realizar a caracterização e classificação de resíduos sólidos como o título já sugere, divulga também informações sobre a PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos e tratamento de chorume que será essencial com a extinção dos lixões e aumento dos aterros nos próximos anos.

 

Leia mais

Tópicos: política nacional de resíduos sólidos, Tera na mídia, caracterização e classificação de resíduos

Tratamento de chorume será essencial com PNRS

Publicado em 13-05-2013 17:38

Imagem: Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí (ETEJ) trata chorume de aterros sanitários.

 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) trará muitas mudanças como já comentamos em alguns artigos, por exemplo, os municípios terão de ter um plano de gestão de resíduos, as empresas terão de pensar em logística reversa, os descartes de resíduos em aterros sanitários só poderão ser realizados quando não puderem ser reciclados e os lixões deixarão de existir até 2014 de acordo com a lei.

Leia mais

Tópicos: chorume de aterro sanitário, política nacional de resíduos sólidos, adubo orgânico

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail