contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

Logística Reversa: procedimentos de comprovação para emissão ou renovação de licença de operação

Publicado em 02-06-2022 11:28


A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial.

Leia mais

Tópicos: logística reversa, PNRS

Legislação ambiental: 4 políticas nacionais para preservação do meio ambiente

Publicado em 16-09-2021 11:00

Para proteger todos os recursos naturais existentes no Brasil, o Ministério do Meio Ambiente desenvolveu algumas leis ambientais, bem como passou a exigir o seu cumprimento por parte das empresas e entidades consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras, o que inclusive, torna a legislação ambiental brasileira uma das mais completas do mundo, já que existem diretrizes que visam proteger o meio ambiente como um todo.

 

Leia mais

Tópicos: legislação ambiental, PNRS, PNMA, PNRH

Entenda os conceitos de poluidor-pagador e protetor-recebedor

Publicado em 02-09-2021 11:00

 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída sob a Lei nº 12.305/10, trouxe uma série de diretrizes e metas relacionadas à gestão integrada e ao gerenciamento ambiental de resíduos no Brasil. 

 

Leia mais

Tópicos: PNRS, sustentabilidade

Conheça as principais leis ambientais brasileiras

Publicado em 14-07-2021 11:00

Com o intuito de proteger o meio ambiente e reduzir ao mínimo as consequências de ações devastadoras, a legislação ambiental brasileira é considerada como uma das mais completas e avançadas do mundo, reunindo um conjunto de normas que determinam as práticas adequadas a serem adotadas.

Leia mais

Tópicos: legislação ambiental, PNRS, Leis ambientais brasileiras, PNMA, PNRH

Quais certificações avaliar antes de contratar uma empresa de tratamento de efluentes?

Publicado em 19-12-2018 14:03

A gestão ambiental é uma prática relevante para que a empresa permaneça consciente das relações que seus produtos, processos e operações possuem com o meio ambiente, como também para melhorar constantemente o desempenho ambiental. As normas de gestão ambiental buscam propiciar às organizações componentes de um sistema capaz de integrar-se a outros requisitos de um processo de gestão, com a finalidade de atingir as metas ambientais e econômicas, além do cumprimento adequado das leis ambientais brasileiras.

Leia mais

Tópicos: tratamento de efluentes, PNRS

O papel e a importância das certificações no processo de logística reversa

Publicado em 12-11-2018 16:49

 

Graças as leis ambientais e a procura incansável por um futuro sustentável, foram criadas dinâmicas corporativas para reaproveitamento e descarte apropriado de materiais, dentro de uma lógica ambientalmente correta e garantindo bons processos. 


Portanto, veja como as certificações mudaram o cenário da Logística Reversa no Brasil e consequentemente a dinâmica do mercado de Reciclagem.

 

Leia mais

Tópicos: certificação, política nacional de resíduos sólidos, logística reversa, PNRS

Quais são as consequências com a prorrogação dos prazos da PNRS?

Publicado em 07-10-2015 15:46

Quais são as consequências com a prorrogação dos prazos da PNRS

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi criada em 2010 para acabar com o problema da destinação inadequada dos lixos consumidos no Brasil. Baseada na Lei nº 12.305/2010, trata-se de normas para diminuir significativamente os problemas ambientais gerados em lugares onde o lixo não é armazenado e tratado corretamente.

 

As metas criadas pela política contribuem para eliminar, principalmente, lixões, locais onde os resíduos sólidos ficam dispostos inapropriadamente e causam doenças à população. O planejamento e a gestão da PNRS são feitos em todas as esferas do país (ou seja, nacional, estadual, microrregional, intermunicipal, metropolitano e municipal) e cada parte elabora seus próprios Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

 

Leia mais

Tópicos: política nacional de resíduos sólidos, Gestão de Resíduos, PNRS

A Política Estadual de Resíduos Sólidos em São Paulo: saiba mais

Publicado em 26-08-2014 8:49

O trabalho coletivo de dois anos realizado entre especialistas, órgãos governamentais e o setor produtivo resultou na pioneira Política Estadual de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo. Nela, constam princípios, diretrizes, objetivos e instrumentos para a gestão integrada e compartilhada de rejeitos sólidos para prevenir e controlar a poluição, bem como proteger o meio ambiente e, consequentemente, a saúde pública.
 
Leia mais

Tópicos: tratamento de resíduos, PNRS, PERS

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail