contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

Logística Reversa: procedimentos de comprovação para emissão ou renovação de licença de operação

Publicado em 02-06-2022 11:28


A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial.

Leia mais

Tópicos: logística reversa, PNRS

Você sabe qual a diferença entre reciclar e reutilizar?

Publicado em 20-07-2021 10:30

Embora sejam bastante conhecidos, os conceitos de reciclagem e reutilização de resíduos ainda geram muitas dúvidas no que diz respeito à sua diferença: afinal, o que difere o ato de reciclar do ato de reutilizar? Qual das duas alternativas é mais sustentável?
Leia mais

Tópicos: reciclagem, reaproveitamento, logística reversa, upcycling

O papel e a importância das certificações no processo de logística reversa

Publicado em 12-11-2018 16:49

 

Graças as leis ambientais e a procura incansável por um futuro sustentável, foram criadas dinâmicas corporativas para reaproveitamento e descarte apropriado de materiais, dentro de uma lógica ambientalmente correta e garantindo bons processos. 


Portanto, veja como as certificações mudaram o cenário da Logística Reversa no Brasil e consequentemente a dinâmica do mercado de Reciclagem.

 

Leia mais

Tópicos: certificação, política nacional de resíduos sólidos, logística reversa, PNRS

Empresas deverão realizar logística reversa para obter licença ambiental em São Paulo

Publicado em 20-06-2018 11:50

A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) determinou em abril de 2018, que as empresas devem incorporar a logística reversa para poder obter a licença ambiental de operação. A regra vale tanto para uma nova obtenção do documento ou para renovação da licença. A DD (Decisão de Diretoria) foi editada sob o número 076/2018/C.

Leia mais

Tópicos: logística reversa

Logística Reversa: está na hora de praticar esse conceito

Publicado em 17-07-2014 10:30

A logística reversa é um dos novos instrumentos em prol da sustentabilidade estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 e regulamentada pelo Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010. Entre os conceitos introduzidos em nossa legislação ambiental pela PNRS estão a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a logística reversa e o acordo setorial. Ela é definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. Em outras palavras, a indústria que lançou o produto é responsável por criar mecanismos para trazer sua embalagem de volta ou o próprio produto como no caso de pneus, por exemplo.
 
E não há uma fórmula pronta para que ela ocorra, cada indústria ou empresa precisa encontrar sua melhor solução. Se você ainda não encontrou uma para a qual você trabalha, nós mostramos alguns exemplos de quem já encontrou uma solução.
Leia mais

Tópicos: resíduos sólidos, logística reversa

Logística reversa: está na hora de repensar seu negócio

Publicado em 16-07-2013 13:58

 O tema não é recente, mas a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) reforça o desafio da logística reversa para as empresas. O termo significa a volta do produto do cliente para o fabricante, para o reaproveitamento dos materiais na fabricação de novos produtos e a destinação correta dos rejeitos. Agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, lâmpadas, embalagens de todos os tipos, geladeiras, televisões, computadores e outros eletroeletrônicos devem ter seus próprios processos de logística reversa, mas qual é a forma adequada?

Leia mais

Tópicos: reaproveitamento, Gestão de Resíduos, logística reversa

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail