Fale com um consultor
Acesso ao Sisrem
+55 11 3963.6500
tratamento-de-efluentes-tear-ambiental
tratamento-de-efluentes-sanitários-tera-ambiental
fertilizante-orgânico-composto-SaneFértil

Gestão ambiental: a destinação e tratamento adequados de efluentes e resíduos

Publicado em 20-12-2016 14:32

A gestão ambiental direciona o mundo corporativo/industrial na busca pelo equilíbrio entre produção e meio ambiente. Na prática, trata-se de um conjunto de ações, políticas e procedimentos técnicos para obter melhor desempenho ambiental.

Leia mais

Tópicos: Gestão de Resíduos, destinação de efluentes

O CADRI venceu ou ultrapassou o volume estimado. E agora?

Publicado em 04-11-2016 11:38

O CADRI é o certificado emitido pela CETESB que regula o encaminhamento de resíduos industriais aos seus devidos locais de reprocessamento, armazenamento ou disposição final, e é um instrumento obrigatório para empresas atuantes no Estado de São Paulo.

 

Este certificado, exigido para os resíduos de interesse ambiental da CETESB, tem prazo de validade e, além disso, é emitido levando em conta o volume de resíduos produzido pela empresa, de modo que é importante fazer o dimensionamento correto deste volume antes de proceder com o pedido junto à CETESB.

Leia mais

Tópicos: cadri, Gestão de Resíduos

Os parâmetros de avaliação para o recebimento e tratamento de resíduos na compostagem

Publicado em 30-09-2016 10:55

O reaproveitamento de resíduos é estratégia fundamental para solucionar um dos maiores problemas ambientais da atualidade: a quantidade de lixo gerado e sua correta destinação.

 

A compostagem é considerada alternativa sustentável, simples, eficaz e que atende a legislação ambiental em vigor – a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que regulamenta o tema no País.

Leia mais

Tópicos: reaproveitamento de resíduo orgânico, Gestão de Resíduos, compostagem de resíduos, tratamento de resíduos

Como fazer um plano de gestão de resíduos para shopping centers

Publicado em 14-04-2016 8:09

Foto: http://www.aliansce.com.br

Os shopping centers são grandes centros de consumo e lazer e tornarem-se grandes geradores de resíduos. Desde a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), são obrigados a terem um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) com a finalidade de reduzir, reutilizar, reciclar, tratar e dar destinação final adequada para os mesmos.

Leia mais

Tópicos: Gestão de Resíduos, tratamento de resíduos

Como realizar a destinação correta de resíduos de estabelecimentos comerciais

Publicado em 23-03-2016 15:52

Foto: http://www.ebah.com.br/

Estabelecimentos comerciais como restaurantes e similares, shopping centers, ceasas (centrais de abastecimento), supermercados, hipermercados, atacadões, centros comerciais, CDDs (centros de distribuição), hotéis, motéis e grandes condomínios, entre outros são divididos em dois subgrupos: pequenos geradores (120 litros/dia) e grandes geradores (mais de 120 litros/dia) e variam de acordo com a atividade dos estabelecimentos.

Leia mais

Tópicos: Gestão de Resíduos, Coleta de resíduos

A gestão de produtos vencidos em indústrias alimentícias

Publicado em 09-03-2016 11:00


Fonte: http://www.oestadoonline.com.br/

A legislação determina que o controle de qualidade dos alimentos industrializados deva ser assegurado pelas indústrias de alimentos, por isso a importância da gestão de produtos vencidos em indústrias alimentícias. Existem parâmetros e exigências mínimas necessárias para não colocar em risco a saúde do consumidor. Neste caso, as características que devem ser observadas no produto são exigências dos órgãos de inspeção e fiscalização. Para assegurar que tais exigências estão sendo cumpridas, o profissional da área da qualidade deve se utilizar de metodologias de análises de alimentos disponíveis em laboratórios específicos. Há leis de todas as esferas governamentais que dispõem sobre a qualidade dos alimentos e que preveem multas e outras penalidades para quem deixar de cumpri-las.

Leia mais

Tópicos: Gestão de Resíduos, indústria alimentícia

Por que resíduos da indústria de laticínios devem ser tratados?

Publicado em 15-02-2016 9:06

O mercado de laticínios cresce a cada ano e a exigência do consumidor também. Em uma pesquisa recente realizada pela Tetra Pak, enumeram a sustentabilidade do produto em 5° lugar como atributos-chave que buscam quando ps consumidores vão às compras.

 

Entre emissões atmosféricas, resíduos industriais e efluentes, a indústria do leite é uma das que mais são cobradas pela gestão da sua produção, isso porque os efluentes possuem uma elevada concentração de carga orgânica na forma de lactose, proteínas e gorduras e caso não tratadas adequadamente antes de devolvida à natureza, a empresa poderá ser autuada.

Leia mais

Tópicos: Gestão de Resíduos, Indústria de latícinio

O desafio na gestão de resíduos de indústrias de bebidas

Publicado em 29-01-2016 11:20

A indústria brasileira tem um grande desafio em 2016: manter o crescimento em um cenário instável. Apesar dessa instabilidade o ano também tem uma grande oportunidade: as Olimpíadas, que com base nos resultados da Copa do Mundo, cuja expectativa era pessimista, espera-se um aumento de demanda, principalmente no setor de bebidas.

Leia mais

Tópicos: Gestão de Resíduos, Industria de bebidas

As melhores práticas na gestão de resíduos industriais

Publicado em 15-01-2016 10:08

A produção industrial traz consigo um grande desafio: como continuar a gerar receitas com o menor impacto, sem que isso resulte em excesso de resíduos que prejudicam o meio ambiente e, por consequência, a vida das pessoas?

 

A resposta está no desenvolvimento do gerenciamento desses resíduos, que tem como finalidade reduzir a quantidade de materiais e incentivar o seu reaproveitamento. A gestão de resíduos industriais pode ser entendida como o conjunto de atividades relacionadas à coleta, transporte, manipulação, tratamento, eliminação ou reciclagem desses dejetos; e envolve uma inter-relação entre aspectos administrativos, financeiros, legais, de planejamento e de engenharia, cujas soluções são multidisciplinares.

 

Leia mais

Tópicos: Gestão de Resíduos, resíduos industriais

Quais são as consequências com a prorrogação dos prazos da PNRS?

Publicado em 07-10-2015 15:46

Quais são as consequências com a prorrogação dos prazos da PNRS

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) foi criada em 2010 para acabar com o problema da destinação inadequada dos lixos consumidos no Brasil. Baseada na Lei nº 12.305/2010, trata-se de normas para diminuir significativamente os problemas ambientais gerados em lugares onde o lixo não é armazenado e tratado corretamente.

 

As metas criadas pela política contribuem para eliminar, principalmente, lixões, locais onde os resíduos sólidos ficam dispostos inapropriadamente e causam doenças à população. O planejamento e a gestão da PNRS são feitos em todas as esferas do país (ou seja, nacional, estadual, microrregional, intermunicipal, metropolitano e municipal) e cada parte elabora seus próprios Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

 

Leia mais

Tópicos: política nacional de resíduos sólidos, Gestão de Resíduos, PNRS

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
CTA - Guia do Tratamento de Efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais