contato@teraambiental.com.br

  • Home
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Matéria Orgânica Transforma!
Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto
Tera Nutrição Vegetal

Conheça a diferença entre afluente e efluente

Publicado em 11-03-2020 11:00

Apesar de serem termos parecidos, afluente e efluente são coisas bem diferentes. Justamente em função da similaridade, que pode acabar causando confusão entre os dois assuntos, fizemos esse post para que você entenda o significado de cada um deles.

Leia mais

Tópicos: efluente doméstico, efluente industrial, tratamento de efluentes, Recursos hídricos, efluente, Afluente

Esgoto a céu aberto: saiba os problemas causados pelo descarte do esgoto doméstico no mar

Publicado em 15-03-2017 12:18

Todos os anos, sobretudo no verão, uma notícia é certa de ser vista em todos os jornais: poluição nos mares e praias impróprias para banho. Ano após anos, mesmo com campanhas de incentivo e conscientização, muitos turistas agem com irresponsabilidade e descartam quantidades enormes de plástico e lixo orgânico em praias de todo o país, muito dos quais acabam indo para o mar e contribuindo para o agravamento da poluição da região costeira do país que apresenta um ecossistema marinho particularmente vulnerável. E isso, infelizmente, ainda é apenas uma parte dos problemas de poluição no mar.

Leia mais

Tópicos: efluente doméstico, Esgoto sem tratamento

Saiba mais sobre a importância do tratamento dos esgotos sanitários e caixa de gordura

Publicado em 12-08-2015 12:00

 
Já falamos algumas vezes aqui no nosso blog sobre esse tema, mas sabemos que o entendimento sobre as questões que envolvem a geração, armazenamento, destinação e tratamento dos esgotos sanitários provenientes da fossa séptica ou caixa de gordura ainda geram dúvidas. Mas, afinal, o que são esses efluentes e o que as empresas devem fazer com eles?
 
Também conhecidos como efluentes domésticos - sim, não estranhe! -  são resíduos líquidos provenientes de diversas atividades que, em sua maioria, utilizam água em áreas como cozinha e sanitários. Essas atividades geram efluentes que são encaminhados para a rede coletora de esgoto, fossas sépticas, caixas de gordura e tanques de acúmulo, também conhecidos como reservatórios.
 
Leia mais

Tópicos: efluente doméstico, caixa de gordura, esgoto sanitário

Efluentes de Banheiros Químicos: a importância do tratamento correto

Publicado em 14-03-2014 15:13

A crescente preocupação com a geração e a destinação de efluentes domésticos, por parte das empresas, envolve um outro tipo de dejeto que demanda o mesmo cuidado de transporte, tratamento e descarte que os demais resíduos poluentes: os efluentes acumulados nos banheiros químicos. Estes resíduos consistem no líquido formado pelas necessidades fisiológicas humanas e os aditivos químicos (desodorizantes) que geralmente são lançados por estes banheiros móveis para a neutralização do odor.

 

Largamente utilizados em obras e grandes eventos que não contam com instalações sanitárias fixas e redes de esgoto, os banheiros químicos são cabines que armazenam os dejetos humanos de maneira provisória. A limpeza de cada cabine só é realizada após sua utilização - até que o uso seja finalizado, os resíduos permanecem concentrados em caixas de detritos com capacidade de até 220 litros, onde são lançadas  substâncias desodorizantes que tendem a ser biodegradáveis, porém a comprovação da viabilidade para o tratamento biológico é a caracterização do efluente via análise laboratorial.

Leia mais

Tópicos: ISO 14001, efluente doméstico, efluente sanitario

Por que empresas devem optar pelo tratamento de efluentes domésticos?

Publicado em 06-02-2014 14:14

Leia mais

Tópicos: efluente doméstico, Tratamento Terceirizado

Saiba a diferença entre esgoto sanitário e efluentes industriais

Publicado em 08-07-2013 11:13

 

Uma indústria produz vários tipos de efluentes, entre eles o efluente industrial biodegradável e o esgoto sanitário, mas qual a diferença entre eles?

Leia mais

Tópicos: efluente doméstico, efluente industrial, esgoto sanitário

A importância da limpeza periódica da fossa séptica e caixa de gordura

Publicado em 13-06-2013 7:46

Além dos diversos tipos de efluentes industriais, lodo líquido de ETE e chorume classe II provenientes de aterros sanitários, os efluentes acumulados em fossa séptica, sumidouro e caixa de gordura, mais conhecidos como efluentes domésticos, também precisam ser tratados antes de serem descartados no meio ambiente.

Algumas empresas têm dúvidas sobre esses tipos de efluentes e o que devem fazer para a limpeza e destinação para tratamento, com isso decidimos criar esse artigo para esclarecê-las:

Leia mais

Tópicos: efluente doméstico, fossa septica, caixa de gordura, esgoto sanitário

Tratamento de esgoto tem desafios pela frente

Publicado em 11-04-2013 15:15

Conforme comentamos no artigo “Confira a situação do saneamento, coleta seletiva e resíduos sólidos no Brasil”, os serviços de saneamento básico no Brasil estão bem longe do que é considerado ideal, principalmente no tratamento de esgoto. Segundo análise feita pelo coordenador geral de engenharia e arquitetura da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ricardo Arantes, além do déficit gerado por anos sem investimento e tecnologia ultrapassada, o país ainda enfrenta a incapacidade técnica das prefeituras e muitas vezes a rejeição da população de cidades pequenas por terem de pagar taxas para esse tipo de serviço e assim ignoram a importância do tratamento de esgoto para saúde.
 
Leia mais

Tópicos: efluente doméstico, tratamento de esgoto, tratamento de resíduos, esgoto sanitário

Conheça as doenças causadas pelo “não tratamento” do esgoto

Publicado em 25-02-2013 13:00

Investir em saneamento básico é investir em saúde. A cada R$ 1,00 gasto com tratamento de esgoto, são economizados R$ 4,00 em saúde pública. O esgoto encanado é tão importante para melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015) é reduzir pela metade o número de pessoas sem rede de esgoto.

Leia mais

Tópicos: rede de esgoto, efluente doméstico, saneamento básico, tratamento de esgoto, saúde pública, água contaminada, esgoto sanitário

Receba nossos
artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail