Fale com um consultor
Acesso ao Sisrem
11 99616 4568
Atendimento telefônico11 3963 6500
tratamento-de-efluentes-tear-ambiental
tratamento-de-efluentes-sanitários-tera-ambiental
fertilizante-orgânico-composto-SaneFértil

Tecnologias sustentáveis reduzem custos na adubação de lavouras

Publicado em 14-09-2016 17:38

Tecnologias sustentáveis reduzem custos na adubação de lavouras

Nos dias atuais, referir-se ao lixo ou aos resíduos gerados em âmbito industrial, comercial ou doméstico como questões ambientais complexas e definitivas não é mais plausível. Papel, vidro, metal, matéria orgânica, resíduos sólidos, lodos provenientes do tratamento de esgotos, entre muitos outros, são componentes que podem ser aproveitados por meio da reciclagem.

 

No segmento empresarial, os resíduos não devem mais ser tratados simplesmente como um problema, uma vez que podem se transformar em outros produtos, integrados a um ciclo da economia sustentável ambiental.

 

O lodo que resulta do tratamento de esgotos, por exemplo, pode servir como matéria prima para a produção de fertilizantes aplicados à agricultura após ser tratado no sistema de compostagem, auxiliando na conservação do solo e na adubação das lavouras com alto teor de matéria orgânica e quantidades significativas de macro e micronutrientes.

 

Estudos científicos realizados pelo Instituto Agronômico (IAC-APTA) mostraram que o uso do lodo pode dispensar 25% da adubação com fósforo, no plantio, e 100% da adubação mineral com nitrogênio, nas socas da cultura da cana-de-açúcar. De acordo com as pesquisas do IAC, realizadas com o lodo de esgoto, desde 1983, e do composto de lixo urbano, desde 1995, os dois resíduos são perfeitamente reciclados no solo agrícola e, nas lavouras de cana-de-açúcar, milho, pupunha, feijão, maracujá, banana e triticale, gerando aumento da produtividade e reduzindo custos com fertilizantes minerais, principalmente nitrogênio e fósforo.

 

As pesquisas do Instituto indicam, ainda, que o lodo é um importante condicionador do solo, que melhora as propriedades de infiltração e retenção de água e propicia, assim, a redução dos processos erosivos em áreas agrícolas. A redução da taxa de enxurrada em áreas com cultivo de milho com lodo de esgoto é de cerca de 60%, o que resulta em controle da poluição de águas superficiais produção de sedimentos.

 

Compostagem de resíduos em larga escala

Com o potencial agronômico comprovado do lodo sanitário, surgiram as tecnologias sustentáveis que reduzem custos na adubação de lavouras, e de tratamento junto a outros resíduos orgânicos. Após longos anos de pesquisas e testes, desenvolvemos em 2000 a compostagem termofílica de lodos gerados nas estações de tratamento de esgotos, bagaços, cascas de frutas e legumes provenientes do processamento de alimentos, cascas de pinus e eucalipto, podas de árvores brutas ou trituradas, produtos alimentícios vencidos ou fora de especificação, restos de alimentos provenientes de restaurantes, supermercados, ceasas, entre outros.

 

Em uma área coberta de 30.000 m² licenciada no órgão ambiental CETESB e no MAPA, localizada no município de Jundiaí no estado de São Paulo, nossos processos de compostagem atendem todos os preceitos da legislação e garante segurança e qualidade na operação beneficiando os geradores dos resíduos nos preceitos estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal 12.305/2010.

 

PROCESSO DE COMPOSTAGEM AERADA POR REVOLVIMENTO

reduzem custos na adubação

 

PROCESSO DE COMPOSTAGEM AERADA POR SOPRADORE

reduzem custos na adubação

 

Fertilizante Orgânico Terafértil

O composto orgânico gerado pelo processo é comercializado para agricultores de culturas de cana-de-açúcar, citros, café, frutíferas de clima temperado, como uva, figo, pêssego e caqui, além de áreas de parques e jardins, produção de flores e viveiros de plantas nativas e ornamentais.

 

Somente em 2015, a Tera Ambiental processou, por mês, cerca de cinco mil toneladas de resíduos orgânicos. Desse montante, aproximadamente 3.500 toneladas, mensais, eram de lodos gerados no tratamento de esgotos sanitários e de águas residuais agroindustriais.

 

As quantidades do fertilizante orgânico Terafértil adquiridas e utilizadas pelos produtores aumentam significativamente a partir do momento que testam e comprovam sua qualidade e eficiência agronômica.

 

New Call-to-action 

 

CTA - Guia do tratamento de efluentes

 

Tópicos: micronutrientes adubação orgânica, resíduos industriais, Empresa sustentável

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
CTA - Terminologia Ambiental

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais