contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

O que é compostagem de resíduos em larga escala?

Atualizado em 09/01/2020

O que é compostagem de resíduos em larga escala?

Imagem: Planta de Compostagem Off-site Tera Ambiental

 

Por muito tempo, os resíduos orgânicos gerados em atividades comuns do dia a dia eram classificados unicamente como lixo e seu destino era os aterros sanitários, independentemente da possibilidade que tinham de serem reutilizados. Com a evolução das leis e normas ambientais no País, empresas passaram a incorporar em seus processos atividades que visam diminuir o impacto de seus resíduos no meio ambiente.


A compostagem de resíduos é um processo natural de tratamento de resíduos orgânicos urbanos, agroindustriais e agropecuários através da atividade de microrganismos aeróbios presentes nos próprios resíduos. Este processo é capaz de degradar e estabilizar a carga orgânica de materiais como:

  • Bagaços,  cascas de frutas e legumes provenientes do processamento de alimentos;
  • Cama de aviário;
  • Cascas de pinus e eucalipto;
  • Cavaco de madeira e moinha;
  • Cinzas de caldeira;
  • Lodos de ETE biológicas, inclusive sanitários;
  • Materiais filtrantes agroindustriais, como terra diatomácea;
  • Pó de carvão vegetal;
  • Pó de serraria;
  • Podas de árvores brutas ou trituradas;
  • Produtos alimentícios vencidos ou fora de especificação;
  • Restos de alimentos provenientes de restaurantes, supermercados, ceasas, etc;
  • Entre muitos outros.

Leia mais em:

Por que realizar a compostagem de resíduos?


A destinação correta para os resíduos deixou de ser apenas uma atitude ambientalmente correta para se tornar também uma obrigação legal. Tendo isso em vista, a compostagem mostra-se uma opção viável e benéfica tanto para o meio ambiente, quanto para as empresas porque além de evitar multas e punições legais, elas conseguem atingir suas metas de reciclagem. Para o meio ambiente, é uma possibilidade de voltar para o campo produtos que seriam descartados em forma de compostagem  sem a adição de substâncias artificiais.


Alguns pontos positivos que podem ser destacados são:


  • Sua empresa fica em dia com a legislação

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PRNS) é a principal legislação do país e regulamenta todos os processos envolvidos desde o transporte até a destinação final dos resíduos de uma empresa.

  • Redução de gastos

O processo de compostagem requer a atenção a muitos detalhes que vão desde aspectos legais e ambientais, até econômicos. Ao estabelecer uma parceria para a terceirização do processo de compostagem, a preocupação quanto a investimentos em infraestrutura, por exemplo a implantação de um sistema de operacionalização e a montagem de uma planta específica, não se fazem necessários, diminuindo os custos dessa atividade.

  • Compromisso ambiental

Frequentemente vemos notícias sobre empresas que realizaram de maneira errada a destinação de seus resíduos e prejudicam o ecossistema de um lugar. Além de todos os problemas legais e ambientais, a imagem de uma empresa pode sofrer um impacto negativo difícil de ser restabelecido junto ao seu público, investidores e clientes. Dessa maneira, o ambiente sofre com a poluição e a empresa vê a confiança diminuir ou acabar imediatamente.


As empresas que destinam seus resíduos para a Tera Ambiental limitam sua responsabilidade à entrega do material na unidade de compostagem. Daí para a frente, estes resíduos são tratados e transformados em produto Fertilizante Orgânico Composto, cuja comercialização e destinação é de responsabilidade exclusiva da Tera.

 

 

 


O processo de compostagem possui cinco etapas:


1 – Análise prévia dos resíduos orgânicos

 

Análise prévia dos resíduos orgânicos - Compostagem Tera Ambiental

Os resíduos são pré-avaliados levando em consideração fatores como as atividades que os geraram, as matérias-primas e insumos usados no processo e, por fim, suas características físico-químicas através de cadeia de custódia. Uma vez aprovados pelo corpo técnico da Tera Ambiental, é emitida uma carta de anuência ao gerador, que por sua vez solicita o CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental) à CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

 

2 - Disposição dos resíduos nas leiras

 

Disposição dos resíduos nas leiras - Compostagem Tera Ambiental

Crédito imagem: Tera Ambiental

 

Os materiais são dispostos ordenadamente em leiras, de acordo com critérios técnicos, que visam a qualidade do processo e produto final. Por serem dispostos diretamente nas leiras, há a necessidade de segregar os resíduos antes do início do processo.

 

Nas leiras, o material é revolvido com máquinas, o que garante a aeração e, por consequência, o desenvolvimento dos microrganismos aeróbios que digerem e transformam os resíduos. A intensa atividade microbiana gera altas temperaturas, o que elimina os patógenos.

 

3 – Desprendimento de calor na fase termofílica

 

Desprendimento de calor.png

Crédito imagem: Tera Ambiental

 

O composto fica, no mínimo, 25 dias sob revolvimento diário exposto a temperaturas médias de 55°C. Nesta etapa, a umidade da massa em compostagem é reduzida a, no máximo, 40%.

 

4 – Empilhamento

 

Empilhamento - Compostagem Tera Ambiental

Crédito imagem: Tera Ambiental

 

Após 25 dias de revolvimento, o composto é empilhado na área de estoque onde as temperaturas médias atingem valores acima de 65°C. Após ficar o mínimo de 30 dias empilhado, o composto já totalmente higienizado, está disponível para a fase de peneiramento.


5 - Peneiramento

 

Peneiramento - Compostagem Tera Ambiental

Crédito imagem: Tera Ambiental

 

Após a higienização e estabilização da matéria orgânica, o produto segue para o peneiramento, onde será homogeneizado, para facilitar a aplicação no campo e recuperar o material agregante utilizado.

 

6 – Aplicação em áreas agrícolas

 

Aplicação em áreas agrícolas - Compostagem Tera Ambiental

 

O produto final, chamado de fertilizante orgânico composto, é registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sob o número SP 002784-7.000001. O fertilizante orgânico composto Terafértil pode ser usado por produtores de diversas culturas, como: cana-de-açucar, café, grãos, frutíferas,  citros, eucalipto, gramados, entre outras. A qualidade do produto é garantida através de análises nutricionais e de parâmetros da legislação vigente.

 

A compostagem é uma atividade que visa o reaproveitamento de produtos antes considerados lixo. Com isso, empresas geradoras de resíduos ficam dentro das exigências legais, a sociedade conta com um meio ambiente menos poluído e os agricultores utilizam um produto de alta qualidade.

 

Abisolo cria campanha para fertilizantes orgânicos compostos

 

A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, desenvolveu uma campanha para falar da importância da contribuição dos fertilizantes orgânicos compostos para a melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo. Confira o vídeo abaixo:

 

 

CTA - Guia para Solicitação Online de CADRI

Tópicos: compostagem de resíduos

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail