contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Monitore Sistema de Gerenciamento das Obrigações Ambientais - FIESP

Atualizado em 12/12/2016

Monitore Sistema de Gerenciamento das Obrigações Ambientais - FIESP As empresas devem cumprir um grande número de obrigações ambientais impostas pela legislação que, muito embora importantes para o controle da poluição, estão divididas em diferentes órgãos e com datas não coincidentes.

 

Fazer o gerenciamento de tais obrigações não é tarefa fácil. E foi pensando em facilitar a vida das empresas, que a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – elaborou o sistema Monitore, um sistema de gerenciamento das obrigações ambientais, que auxilia o usuário a controlar as datas de vencimento das obrigações legais, de forma a evitar multas pelo não cumprimento dos prazos e outros custos adicionais por correções de irregularidades no preenchimento, por exemplo.

 

Esse sistema da FIESP é uma plataforma digital, em que o usuário cadastrado recebe alertas, por e-mail, sobre a data de vencimento da obrigação, podendo, ainda, monitorar o status de cumprimento e gerar relatório gerencial.

Os alertas são pré-definidos a partir do CNAE cadastrado pelo gerador, ou seja, pelo tipo de atividade. O usuário pode, ainda, incluir as obrigações que achar pertinente, citando o órgão fiscalizador e o documento requerido.

 

Clique aqui para assistir ao vídeo explicativo sobre o sistema Monitore.

Entre os avisos emitidos pelo Monitore, estão as obrigações pré-agendadas com:

  • IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis;
  • ANA – Agência Nacional de Águas;
  • DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica;
  • CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo;
  • Corpo de Bombeiros;
  • Polícia Federal, Polícia Civil e Exército.

Para se cadastrar no Monitore, basta acessar o sistema no site: www.fiesp.com.br/monitore.

Certificado de Movimentação de Resíduos

 

O Cadri - Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental - emitido pela CETESB e que comprova que os resíduos de interesse ambiental gerados pela indústria estão sendo encaminhados para locais adequados e licenciados, é um dos documentos que podem ser inseridos no sistema Monitore.

O Cadri possui informações sobre o empreendimento gerador, o empreendimento de destino e sobre os resíduos e, portanto, toda empresa que produz resíduos de considerável impacto ambiental deve solicitar esse certificado (clique aqui para conhecer a relação dos resíduos de interesse que requerem o CADRI).

Vale lembrar que a coleta dos resíduos só poderá ser feita, dentro do Estado de São Paulo, depois da emissão do Cadri, pois ele é um dos documentos exigidos para o transporte de resíduos.

Para obter a certificação de CADRI é necessário acessar o PLA (Portal de Licenciamento Ambiental) da CETESB e fazer o cadastro para obter login e senha. (clique aqui para conhecer a lista de documentos necessários para a emissão do Cadri)


É imprescindível que o empreendimento de destino seja licenciado pela CETESB para receber os resíduos que estão discriminados no Cadri. Desta forma, a indústria evita quaisquer penalidades e, mais ainda, age com responsabilidade ambiental com relação ao tratamento e destino final dos seus resíduos gerados.

 

CTA - Guia do tratamento de efluentes

Tópicos: Metas ambientais, problema ambiental, Leis ambientais brasileiras

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail