contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

A gestão de produtos vencidos em indústrias alimentícias

Atualizado em 03/03/2021

Gestão de produtos vencidos
Fonte: http://www.oestadoonline.com.br/

A legislação determina que o controle de qualidade dos alimentos industrializados deva ser assegurado pelas indústrias de alimentos, por isso a importância da gestão de produtos vencidos em indústrias alimentícias. Existem parâmetros e exigências mínimas necessárias para não colocar em risco a saúde do consumidor. Neste caso, as características que devem ser observadas no produto são exigências dos órgãos de inspeção e fiscalização. Para assegurar que tais exigências estão sendo cumpridas, o profissional da área da qualidade deve se utilizar de metodologias de análises de alimentos disponíveis em laboratórios específicos. Há leis de todas as esferas governamentais que dispõem sobre a qualidade dos alimentos e que preveem multas e outras penalidades para quem deixar de cumpri-las.


A gestão dos produtos vencidos ou fora de especificação faz parte desse processo, inclusive a destinação para o tratamento adequado. É preciso conceber que o ciclo de vida de um produto não acaba após seu uso ou depois de ter perdido suas características de consumo.

Logística reversa

A pratica mais adequada, e que vem crescendo cada vez mais dentro da indústria para dar a correta destinação dos produtos, seja pós-venda ou pós-consumo, é a logística reversa.


De forma geral, trata-se da retirada, pelo fabricante, dos produtos vencidos ou fora da especificação no ponto de venda, mas na verdade vai muito além. A área de logística reversa é a que opera e controla o fluxo do retorno dos bens de pós-venda e pós-consumo ao ciclo de negócios, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valores ecológicos, econômicos, legais e de imagem corporativa.


No setor de alimentos, a logística reversa tem papel diferenciado no que se refere à segurança do alimento. É permitida a devolução de produtos com problemas ou fora do prazo de validade, evitando transtornos, como intoxicações e infecções e, com isso, a indústria resguarda sua marca pela garantia de proteção à saúde do consumidor.


Apesar de ser um desafio para a indústria alimentícia, devido à amplitude operacional e custos, a logística reversa é fator muito importante, uma vez que muitos comerciantes, frente à possibilidade de perder o produto pelo término de sua validade e a impossibilidade de retorná-lo ao fabricante, fazem promoções para liquidar seu estoque.


Porém, como já vimos anteriormente, se algum problema de contaminação ocorrer, a penalidade recai sobre a indústria e, ainda, a marca perde a credibilidade junto aos consumidores.

Destinação correta dos resíduos

Por meio da gestão correta dos produtos vencidos ou fora de especificação, proporcionada pela logística reversa, a indústria alimentícia pode dar uma destinação correta ao lixo, já que o simples descarte de alimentos no lixo comum não é correto do ponto de vista ambiental.


Quando uma empresa descarta alimento no lixo, ele sofre um processo de decomposição e percolação nos aterros, produzindo o chorume, altamente poluidor, que necessita de um tratamento específico – e custoso – para não contaminar o solo e lençóis freáticos.


O destino correto dos alimentos, dependendo do tipo, pode ser na fabricação de ração animal ou ainda como adubo orgânico (por meio de vários processos, entre eles a compostagem e o biodigestor, entre outros). Somente quando não atende os requisitos para esses reaproveitamentos, o alimento deve ser descartado em um aterro sanitário, onde o chorume receberá tratamento adequado.


Assim agem as empresas responsáveis ambientalmente e preocupadas com a sustentabilidade.

 

 Auditoria-ambiental

Tópicos: Gestão de Resíduos, indústria alimentícia

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail