Fale com um consultor
Acesso ao Sisrem
11 99616 4568
Atendimento telefônico11 3963 6500
tratamento-de-efluentes-tear-ambiental
tratamento-de-efluentes-sanitários-tera-ambiental
fertilizante-orgânico-composto-SaneFértil

O que é Cadri e qual a sua utilidade?

Publicado em 13-09-2013 10:07

cadriO CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental) é um documento emitido pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) que aprova o encaminhamento de resíduos de interesse ambiental a locais de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final.

 

Os tipos de resíduos que exigem o CADRI encontram-se divididos em duas classes:

Resíduos Classe I - Perigosos  

Apresentam risco à saúde pública ou ao ambiente, com características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

Resíduos Classe II A – Não Inertes

Podem ter propriedades como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. Não se enquadram nas classificações de resíduos classe I - Perigosos ou de resíduos classe II B – Inertes.

 

Observação

O procedimento a seguir poderá ser estendido para resíduos não relacionados na Relação de Resíduos de Interesse e nos casos em que a empresa de destinação exija documento adicional ou a critério da própria CETESB.

 

Documentos necessários:

Solicitação: documento que contém os dados da empresa, responsável pelo empreendimento, nome do responsável por dar entrada nas documentações. São utilizados para quaisquer pedidos de Licenças, Certificados ou Pareceres;

MCE – Folha Adicional: informa sobre geração, composição e destinação de resíduos industriais.

Carta de Anuência: documento emitido pela empresa receptora do resíduo, que informa ser apta a receber o mesmo.

Licença e autorização específica do órgão ambiental do Estado de destino, quando se tratar de encaminhamento a outro Estado.

Procuração: em casos específicos onde a CETESB requer o documento para comprovação de representante legal da empresa.

 

Existem documentos complementares em casos de Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou Microempreendedor Individual (MEI).  Confira aqui:  Modelo de Declaração - ME / EPP / MEI.

 

Importante ressaltar que para cada empresa receptora é solicitado um CADRI. Mas um CADRI pode conter mais de um resíduo, dependendo da capacidade da empresa receptora.

 

Nós da Tera Ambiental oferecemos todo o suporte técnico aos nossos clientes para o preenchimento de toda documentação e emissão do CADRI. O cliente deve apenas ir até a Agência da CETESB com as documentações em mãos e protocolar a solicitação.

 

Para destinação dos efluentes industriais, comerciais e domésticos e/ou resíduos sólidos orgânicos para a compostagem, iniciamos com uma analise com o objetivo de identificar o processo de geração do efluente/resíduo a partir de uma visita técnica ao local. Essa etapa é muito importante, pois visa identificar se somos aptos a receber e tratar os efluentes ou resíduos gerados.

 

O prazo estimado para análise do processo e emissão do CADRI pela CETESB é de 30 à 60 dias, contados a partir da entrega da documentação.

 

Fonte: CETESB

CTA - Guia para Solicitação Online de CADRI

Tópicos: documentação ambiental, cadri, CETESB, licença ambiental;

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
CTA - Terminologia Ambiental

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais