contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

A atual situação dos lixões no Brasil

Atualizado em 23/11/2016

 

lixões no Brasil
O jornalista Bruno Calixto publicou no “Blog do Planeta” da revista Época, a reportagem “
Brasil tem um ano para fechar lixões a céu aberto. Dará tempo?” com informações sobre a situação da preparação dos municípios quanto a extinção dos lixões no Brasil. Esse e outros temas relacionados a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) tem sido recorrentes em nosso blog e o conteúdo faz uma síntese do que já abordamos, como no artigo A Política Nacional de Resíduos Sólidos e sua influência e Aterro sanitário ou compostagem: qual é a sua opção?

 

Agosto de 2014 é o prazo estipulado pela PNRS para que todos os lixões a céu aberto sejam desativados, a coleta seletiva seja implantada em todo o país e que apenas os rejeitos sejam encaminhados aos aterros sanitários. Lembrando que rejeitos são definidos como os resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada. A legislação aprovada em 2010, ainda prevê que os aterros tratem o chorume e transformem metano em energia. Já falamos a respeito no artigo Tratamento de chorume será essencial com PNRS.

 

Mas quem acompanha a realidade sabe que ainda estamos bem longe de alcançar tudo isso. Segundo a reportagem, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), estima que 1.700 cidades sequer concluíram seus planos de resíduos sólidos, etapa necessária para que as prefeituras consigam captar recursos para o tratamento de lixo. Para fechar os lixões, são necessários cerca de R$ 70 bilhões.

 

A matéria também cita que organizações criticam a falta da participação ativa do setor privado na realização da logística reversa, principalmente quando se trata na destinação correta de embalagens. Outro dado importante apresentado é que apenas 10% de todo o lixo é rejeito e que deverá ser encaminhado aos aterros sanitários a partir de agosto de 2014. Os outros 90% considerados resíduos, deverão ser reciclados e tratados de forma adequada com o objetivo de reaproveitá-los. Cerca de 30% é lixo seco, como papel e plástico, e 60% é formado por resíduos úmidos, como sobras de comida. Segundo a especialista do Instituto Polis, a maneira mais fácil de lidar com o lixo orgânico é pela compostagem, principalmente para cidades com menos de 20 mil habitantes. Já existem exemplos de empresas preocupadas com o tema e que destinam seus resíduos orgânicos para a compostagem, como mostramos em Empresas estão mais preocupadas com descarte correto de resíduos sólidos.

 

Para finalizar, publicamos um artigo muito interessante, que reflete nossa postura e crença, pois mesmo não atendendo o prazo de agosto de 2014, acreditamos que a PNRS é o caminho da sustentabilidade. Confira: Desenvolvimento Sustentável e Gestão de Resíduos das Cidades.

 

White Paper: Aterro ou Compostagem 

Tópicos: política nacional de resíduos sólidos, Lixão

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail