Fale com um consultor
Acesso ao Sisrem
+55 11 3963.6500
tratamento-de-efluentes-tear-ambiental
tratamento-de-efluentes-sanitários-tera-ambiental
fertilizante-orgânico-composto-SaneFértil

Irrigação é responsável pelo consumo de 72% da água no Brasil

Publicado em 24-07-2013 10:40

irrigação de água no brasilA agricultura é essencial para o ser humano, mas é também um dos setores que mais consome água no Brasil e em todo o mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 70% de toda a água potável disponível no mundo é utilizada para irrigação, enquanto as atividades industriais consumem 20% e o uso doméstico 10% .

De acordo com a ONU, o uso da água tende a crescer a uma taxa duas vezes maior do que o crescimento da população ao longo no último século. As estimativas são que o gasto seja elevado em até 50% até o ano de 2025 nos países em desenvolvimento e em 18% nos países desenvolvidos. No Brasil, o índice de consumo de água nessa atividade chega a 72%, com uma área irrigável de aproximadamente 29,6 milhões de hectares. Já a indústria nacional consome aproximadamente 22% da água, quase o triplo dos 6% de uso exclusivamente humano. O desperdício no Brasil também é preocupante e chega a ficar entre 50% e 70% nas cidades.

 

A qualidade da água também é um ponto que merece atenção. Enquanto em países da União Europeia permitem o uso de até cinco agrotóxicos na água potável, no Brasil a água pode conter 22 tipos de agrotóxicos, 13 de metais pesados, 13 de solventes e seis de desinfetantes para ser consumida.

 

É importante frisar que para ser considerada própria para utilização, a água não precisa ter as mesmas características para todo tipo de uso. Por exemplo, os parâmetros de abastecimento doméstico são diferentes da irrigação.

ÁGUA DE REUSO PODE SER UMA ALTERNATIVA

A água de reuso classe 4, proveniente do tratamento de esgoto, aparece como uma opção sustentável para a redução do uso de água potável nos casos como pomares, cereais, forragens, pastagens para gados, cultivos através de escoamento de solo ou superficial em plantações de milho, arroz, trigo, café e outras árvores frutíferas e sistema de irrigação pontual.

 

Além disso pode ser reutilizada com sucesso na indústria, como explicamos no artigo Reuso de água é essencial para o meio ambiente. A aplicação dessa atividade tem impacto positivo na redução do consumo e priorização da água potencialmente tratada para uso humano.

VOLUME DE ÁGUA NO MUNDO

97,5% da água disponível no mundo é salgada, encontrada em mares e oceanos, e imprópria para o consumo. Dos 2,5% que configura a porção de água doce no mundo em relação ao total, 70% encontra-se na forma de gelo e 29,7% no subsolo. Água com fácil acesso - lagos e rios - representa apenas 0,3% do total.

ABASTECIMENTO NO BRASIL

  • Mananciais superficiais 47%
  • Águas subterrâneas 39%
  • Mista 14% (dois tipos)

CAPACIDADE INSTALADA NO BRASIL - 2012

  • Região Sudeste 51%
  • Região Nordeste 21%
  • Região Centro-Oeste 6%
  • Região Norte 7%
  • Região Sul 15%

SANEAMENTO BÁSICO

194 milhões = Número de pessoas que vivem sem acesso a saneamento básico. De acordo com a ONU, a cada quatro pessoas, apenas uma possui acesso a saneamento básico.

 

De acordo com relatório da Agência Nacional de Águas (2012), o déficit entre esgoto produzido e esgoto tratado ainda é grande no Brasil. Em 2000, o percentual entre esgoto tratado e o produzido era de 20,67. Em 2008, a porcentagem subiu para 29,94. 

CTA - Guia do tratamento de efluentes

Fontes: Organização das Nações Unidas (ONU-Água), Agência Nacional de Águas e Portal EBC Notícias

Tópicos: reúso de água, Água na agricultura

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
CTA - Guia do Tratamento de Efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais