contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Logística reversa: está na hora de repensar seu negócio

Atualizado em 06/12/2016

Logística reversa

 O tema não é recente, mas a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) reforça o desafio da logística reversa para as empresas. O termo significa a volta do produto do cliente para o fabricante, para o reaproveitamento dos materiais na fabricação de novos produtos e a destinação correta dos rejeitos. Agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, lâmpadas, embalagens de todos os tipos, geladeiras, televisões, computadores e outros eletroeletrônicos devem ter seus próprios processos de logística reversa, mas qual é a forma adequada?


Não há um plano claro e cada indústria terá de desenvolver a melhor forma de conseguir isso, mas já existem bons exemplos no mercado. Um deles é na indústria do vidro. A Massfix, empresa apresentada "Empresa lucra com logística reversa para o setor de vidros", por exemplo, reduziu os custos da produção em torno de 20% depois que passou a usar cacos de vidro reciclados. Além de atender uma necessidade da indústria, a empresa de Guarulhos (SP) auxilia na destinação correta do material, fazendo a coleta em 10 estados, entre eles Paraná, São Paulo e Bahia. Por mês, a empresa recolhe 12 mil toneladas de cacos de vidro, que vão desde o residencial até os do setor automotivo. Desse total, cerca de 10 mil toneladas são vendidas para a indústria de vidro. O faturamento bruto mensal do negócio é de R$ 1,5 milhão e as empresas que contribuem com o vidro também recebem pelo material retirado, ou seja, todo mundo sai ganhando.

A logística reversa está abrindo espaço para as pequenas e médias empresas (PMEs), que enxergam novas oportunidades de negócios na reciclagem. Há diversas empresas de coleta de resíduos que fazem a separação, tratamento, e destinação adequada de móveis, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, entulho e restos de obras e outros resíduos sólidos, basta conhecer seu processo, certificar-se da idoneidade da empresa e escolher a melhor opção para iniciar o descarte.

Confira abaixo uma representação ilustrativa do processo logístico direto e reverso:


Processo logística reversa

Tudo isso mostra que a logística reversa e a PNRS trazem vantagem competitiva e lucro para o empresário que tem visão de negócio. Uma pesquisa global feita pela MIT Sloan Management Review e o The Boston Consulting Group comprova que a sustentabilidade já faz parte da agenda das companhias, sendo opção de lucro para muitas delas. Divulgada neste ano, a pesquisa mostra que em 2012, 37% das empresas relataram lucro associado à sustentabilidade (eram 23% em 2011). Outro dado relevante: 48% das empresas modificaram seus modelos de negócio graças as oportunidades geradas pelas ações de sustentabilidade, 20% a mais que no ano anterior. Outra revelação da pesquisa foi que 52% das companhias consultadas atribuíram sua reformulação no modelo de negócio à preferência do consumidor por produtos e serviços sustentáveis. Participaram da pesquisa 2.631 executivos, gerentes e formadores de opinião de todo o mundo e de diversas indústrias.

Empresas que pensam como a citada no nosso artigo Efluentes e resíduos não são problemas, mas parte de um processo não encontrarão mais espaço em um futuro próximo. O mundo está mudando e quem não acompanhar perderá a preferência do consumidor e espaço no mercado.

Caso queira iniciar uma mudança em prol da sustentabilidade e do seu próprio negócio, reveja toda sua cadeia de produção e implante uma gestão adequada de seus resíduos.

Estamos à disposição para auxiliá-lo caso necessite de uma destinação adequada de seus efluentes industriais e domésticos ou resíduos orgânicos.

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes

Tópicos: reaproveitamento, Gestão de Resíduos, logística reversa

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail