contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

A importância da limpeza periódica da fossa séptica e caixa de gordura

Atualizado em 22/12/2016

Além dos diversos tipos de efluentes industriais, lodo líquido de ETE e chorume classe II provenientes de aterros sanitários, os efluentes acumulados em fossa séptica, sumidouro e caixa de gordura, mais conhecidos como efluentes domésticos, também precisam ser tratados antes de serem descartados no meio ambiente.

Algumas empresas têm dúvidas sobre esses tipos de efluentes e o que devem fazer para a limpeza e destinação para tratamento, com isso decidimos criar esse artigo para esclarecê-las:

 

Caixa de Gordura

Caixa de Gordura

Caixa de Gordura-Imagem meramente ilustrativa

A caixa de gordura é essencial para a manutenção da rede hidráulica de residências, comércios e, principalmente, restaurantes de indústrias ou restaurantes comerciais já que o volume de efluente gerado é maior. Para que ela seja eficiente, é necessário seguir as características recomendadas pela norma brasileira 8160, da ABNT. Entre as disposições da normativa, estão os tamanhos mínimos e capacidade do sistema que varia de acordo com o tamanho do estabelecimento. A norma não estabelece, no entanto qual o tipo de material que deve ser feita a caixa e a escolha fica a cargo da empresa ou proprietário do imóvel.

 

Para garantir o livre fluxo de funcionamento da rede coletora de esgotos domésticos, as caixas de gordura requerem limpeza periódica. A medida evita que dejetos e resíduos oleosos sejam despejados diretamente na superfície do solo, a proliferação de vetores como baratas, ratos, insetos e contaminem galerias de águas pluviais. Esse efluente possui uma carga orgânica mais alta que a fossa séptica e quando disposto de forma incorreta pode causar sérios impactos ao meio ambiente, por isso seja responsável e sempre destine corretamente seus resíduos.

 

Fossa Séptica / Sumidouro

Fossa Séptica

Fossa Séptica-Imagem meramente ilustrativa

A fossa séptica e o sumidouro são utilizados em residências, restaurantes, comércios, condomínios, indústrias, shoppings, entre outros estabelecimentos, quando não possuem rede coletora de esgoto, geralmente zona rural ou em área isoladas. A limpeza periódica e destinação correta são importantes para evitar transbordamentos e combater a proliferação de pragas e mau cheiro que podem surgir.

 

O efluente proveniente de fossa séptica é gerado em sanitários, vestiários e restaurantes (após passar pela caixa de gordura). Para que não seja descartado em rios e no solo sem tratamento, o que prejudica o meio ambiente e a saúde pública, a limpeza deve ser feita por empresas especializadas e certificadas por órgãos competentes, que fazem a sucção e transporte por meio de caminhões equipados.

 

Regulamentação

Alguns municípios como o Rio de Janeiro e Santos sancionaram leis municipais que estabelecem a obrigatoriedade da limpeza periódica das caixas de gorduras de uso não residencial, nas quais são realizadas atividades que incluam o preparo de alimentos. E que quem não respeita a legislação nesses casos está sujeito a penalidade com multa. Em caso de reincidência, a penalidade terá o valor dobrado.

 

Destinação e tratamento

Para os casos mencionados, o indicado é a contratação de empresas especializadas neste tipo de serviço. Uma transportadora deve ser responsável pela limpeza com caminhões e equipamentos próprios, retirando o acúmulo de todo o líquido e sólidos presentes. Em seguida destinam para empresas como a Tera Ambiental para tratamento adequado dos efluentes.

 

ETEJ - Estação de Tratamento de Esgoto de Jundiaí
ETEJ - Estação de Tratamento de Esgoto de Jundiaí recebe e trata efluentes 
industriais e domésticos

Caso queira obter a lista de transportadoras homologadas pela Tera acesse o link “Baixe a lista de transportadoras homologadas da Tera”.

Para você que precisa destinar os efluentes domésticos, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas, garantimos um ótimo atendimento e suporte total para solucionar esses problemas.

 

CTA - Guia do tratamento de efluentes 

Tópicos: efluente doméstico, fossa septica, caixa de gordura, esgoto sanitário

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail