contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Como realizar a caracterização e classificação de resíduos sólidos

Atualizado em 19/10/2022

caracterização e classificação de resíduos

Já é de conhecimento que o tratamento de resíduos é uma atividade indispensável para assegurar que a empresa opere dentro dos padrões exigidos pela legislação, garantindo também uma destinação adequada que evite a poluição dos recursos naturais.

   

No entanto, quando falamos sobre o assunto, um elemento de extrema importância que deve ser levado em consideração em todo o processo é a composição dos resíduos gerados.

 

Assim como as empresas possuem atividades distintas, os resíduos também se diferem em características físicas, químicas e biológicas, que deverão ser compreendidas para definir a melhor alternativa para tratamento e descarte.

 

Essa decisão passará pela identificação dos constituintes em etapas conhecidas como classificação, caracterização e os tipos de resíduos, que seguem os padrões estabelecidos pela ABNT NBR 10.004/04.

 

Conhecendo os métodos de caracterização e classificação de resíduos sólidos

 

A caracterização e a classificação são etapas essenciais para garantir uma gestão eficiente, visando minimizar os riscos à saúde e ao meio ambiente que os resíduos oferecem. 

No entanto, mesmo que ambas trabalhem em conjunto por esse mesmo objetivo, há diferenças entre os dois processos. Entenda:

  • Caracterização 

A caracterização de resíduos consiste em determinar quais são os principais aspectos físico-químicos, biológicos, qualitativos e/ou quantitativos da amostra. Ou seja, essa é uma fase de conhecimento do resíduo e, a partir dos resultados analíticos obtidos, se define o método mais adequado para destinação do mesmo.

 

Todo o processo se dá em três passos, sendo eles:

 

1 - descrição detalhada da origem: no primeiro momento avalia-se o material em um aspecto geral, considerando a cor, o estado, o odor e o grau de heterogeneidade.

 

2- denominação do resíduo: essa segunda fase é baseada em avaliar aspectos mais individuais, como o processo de origem, a atividade industrial da qual o resíduo surgiu, qual o seu constituinte principal, etc.

 

3 - possíveis destinações: depois de conhecer o resíduo tendo em mãos informações mais concisas sobre sua composição, a terceira e última fase da caracterização trata justamente dos métodos de destinação. Os resultados obtidos apontarão se a alternativa mais adequada é aterro para resíduo perigoso, aterro sanitário para resíduo não perigoso, aterro de resíduo inerte ou outras técnicas de tratamento térmico, como a compostagem, a incineração ou o coprocessamento.

Leia mais

  • Classificação

Já para classificar os materiais é necessário identificar o processo ou a atividade de origem, além de suas características com as listagens de rejeitos e substâncias que apresentam poder de impacto à saúde e ao meio ambiente. 

 

Em suma, nessa etapa, a identificação dos constituintes avaliados deve ser criteriosa e estabelecida conforme as matérias-primas, os insumos e o processo que o gerou. A ABNT determinou a NBR 10004:2004 para guiar essa fase, através de uma série de critérios que dizem respeito às ameaças que esses materiais apresentam.

 

Essa lei divide os resíduos em duas classes:

 

1) Resíduos Classe I – Perigosos

Nessa classe entram os resíduos que apresentam periculosidade e características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade; tais como óleos minerais e lubrificantes, serragem contaminada, graxas, produtos químicos, resíduos de sais provenientes de tratamento térmico de metais, entre outros do tipo.

 

Basicamente, são materiais que exigem maior atenção devido ao seu alto grau de poluição, já que suas propriedades físico-químicas e infectocontagiosas, apresentam risco à saúde pública e à natureza.

 

2) Resíduos Classe II – Não Perigosos

 

Resíduos Classe II são aqueles que podem conter propriedades relacionadas à combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água.

 

Aqui, ainda há uma subdivisão entre materiais inertes e não inertes:

  • A) Resíduos Classe II A – Não Inertes: 

Os resíduos não inertes são aqueles que, embora tenham baixa periculosidade, ainda oferecem capacidade de reação química, mas também podem ser dispostos em aterros sanitários ou até mesmo reciclados.

 

Fazem parte dessa classe materiais orgânicos provenientes de empresas alimentícias, resíduos advindos da limpeza de caldeiras, lodos de filtros, etc.

 

  • B) Resíduos Classe II B – Inertes: 

A Classe II B inclui quaisquer rejeitos que, quando amostrados de uma forma representativa e submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada, deionizada ou à temperatura ambiente, não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade, com exceção do aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor.

 

Nesse grupo, costuma entrar entulhos, sucata de ferro e aço, por exemplo.

 

Laudo de classificação de resíduos: qual a importância do documento?

Para atestar que os resíduos se adequam em uma dessas divisões impostas pela NBR 10004:2004, as empresas devem possuir o que chamamos de laudo de classificação, que pode ser baseado exclusivamente na identificação do processo produtivo. 

 

Nesse documento, deve constar a descrição do processo de segregação e do critério de escolha de parâmetros examinados, quando for o caso, incluindo os laudos de análises laboratoriais — que traz informações extraídas previamente por meio da caracterização.

 

Dependendo do tipo e complexidade do resíduo, outros métodos podem ser exigidos pelo Órgão de Controle Ambiental, a fim de identificar seus possíveis riscos mais de perto.

Vale lembrar também que todas as documentações exigidas para comprovação da classe a qual o  resíduo pertence devem ser elaboradas por profissionais qualificados, afinal, são esses laudos que atestam a opção de destinação mais adequada, garantindo que a empresa cumpra as exigências legais.

    

Leia mais

 

Uma alternativa eficiente e sustentável para a destinação de resíduos sólidos

 

Como alternativa para uma destinação sustentável surge a compostagem, técnica que transforma resíduos que antes seriam descartados em aterros sanitários ou causariam danos ao meio ambiente, em um produto útil para culturas agrícolas e projetos paisagísticos

 

A compostagem é considerada uma das soluções ambientalmente mais seguras, sustentáveis e que atende à legislação vigente, já que destinar resíduos ao processo de reaproveitamento diminui a pressão sobre os aterros sanitários, além de ir ao encontro da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

Com experiência adquirida desde 2000, a Tera Ambiental é pioneira e referência no assunto, recebendo resíduos orgânicos para tratamento através do processo termofílico em uma área coberta de 30.000 m². 

 

Para saber como destinar seus resíduos para essa alternativa, entre em contato com nossos especialistas e solicite mais informações.

 

New call-to-action

Tópicos: política nacional de resíduos sólidos, resíduos sólidos, resíduos industriais, caracterização e classificação de resíduos

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail