contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Após décadas de trabalho, Rio Jundiaí é o primeiro no Brasil a melhorar índice de despoluição

Atualizado em 22/11/2017

Rio Jundiaí é o primeiro no Brasil a melhorar índice de despoluição

Fonte imagem: https://www.daejundiai.com.br/a-empresa/agua/

Em 16 de dezembro de 2016, a Bacia do Rio Jundiaí alcançou um marco histórico: foi a primeira do país a conseguir bom nível de despoluição de suas águas, sendo reclassificada da classe 4 (uso somente para navegação e usos menos exigentes) para classe 3 (uso doméstico após tratamento convencional).

 

Essa conquista reflete a séria busca da Companhia de Saneamento de Jundiaí pela excelência no tratamento biológico de efluentes. O trabalho é longo: são 20 anos de esforços para melhorar os resultados no Rio Jundiaí e também auxiliando parcialmente nos processos de municípios vizinhos ao receber via caminhões os efluentes dos locais que não possuem rede ou que não possuem descarte enquadrado para a rede, elevando assim os índices de tratamento.

 

Rio Jundiaí: 123 km de extensão

Nascendo em Mairiporã, o Rio Jundiaí percorre oito cidades até desaguar no Tietê, recebendo por décadas efluentes industriais e domésticos com tratamento deficiente – ou mesmo sem tratamento algum – o que o levou a um estado de poluição que chegou a ser superior ao do próprio Tietê em alguns trechos.

 

Como é de se esperar, atingir um resultado tão expressivo não foi tarefa simples. Para reverter o alto grau de deterioração foi necessário um conjunto de esforços entre as empresas de saneamento e de tratamento de efluentes das cidades por onde passa o Rio Jundiaí e as ETEs da região. O trabalho envolve processos rigorosos de coleta, tratamento e despejo dos efluentes, seguindo as normativas da CETESB e as legislações aplicáveis ao descarte em corpos d'água.

 

A reclassificação e o peixe Jundiá

A reclassificação do Rio Jundiaí é um orgulho para todas as entidades envolvidas, inclusive a Tera Ambiental, que atua de maneira criteriosa no gerenciamento de efluentes coletados via caminhão e tratados na Companhia Saneamento de Jundiaí. Com a mata às margens do rio melhor preservada, foi possível notar o retorno de animais naturais da região e o peixe Jundiá, símbolo da cidade que não era visto desde 1980.

 

Sabemos que esta conquista faz parte de um trabalho contínuo, e que deste ponto não se volta atrás. Se na classe 3 detalhes como oxigênio diluído (OD), demanda biológica de oxigênio (DBO), e nitrogênio são monitorados, entende-se que outros parâmetros mais rigorosos sejam alcançados.

 

A Tera Ambiental, adotando boas práticas no tratamento de efluentes e resíduos, acredita na causa e capacidade da CSJ e de toda a região em alcançar esse objetivo, dispondo do empenho e da tecnologia da empresa para ser também um agente transformador na sociedade.

 

Reciclagem de Efluentes Tera Ambiental

Tópicos: Rio Jundiaí, tratamento de efluentes

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail