Fale com um consultor
Acesso ao Sisrem
+55 11 3963.6500
tratamento-de-efluentes-tear-ambiental
tratamento-de-efluentes-sanitários-tera-ambiental
fertilizante-orgânico-composto-SaneFértil

Aplicação da ISO 14001 no tratamento de resíduos

Publicado em 21-11-2016 11:41

Aplicação da ISO 14001 no tratamento de resíduosNo Brasil, a adoção da certificação da ISO 14001 vem aumentando de forma contínua nos últimos anos, o que indica o reconhecimento da importância das questões ambientais como fator de sobrevivência empresarial.

 

A certificação é uma das ferramentas mais procuradas, uma vez que auxilia as empresas na identificação e gerenciamento dos riscos ambientais inerentes ao negócio. Ainda, ela ajuda a inserir a cultura de auditorias periódicas na empresa, o que contribui para que o gestor do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) tenha sempre uma visão abrangente do que precisa ser melhorado na organização.

 

A norma detalha os requisitos mínimos para que um SGA seja passível de certificação e sua estrutura facilita, entre outros, o estabelecimento de objetivos e metas a serem atingidos; a análise objetiva da legislação ambiental e condicionantes de licença - propondo que a organização estruture e planeje o atendimento a todos estes; e, também, a adoção de controles ambientais mais assertivos em todas as atividades da empresa.

 

A manutenção do SGA em empresas que prestam serviços de tratamento de resíduos transforma a visão subjetiva da responsabilidade ambiental dessas empresas em ações concretas. Neste sentido, a consciência ambiental tomada por todos os colaboradores da organização, promove um debate mais profundo sobre vários aspectos. Entre eles:

  • A utilização racional da água e o reúso em atividades menos restritivas;

  • O uso e ocupação do solo, bem como suas implicações;

  • A conscientização ambiental dos colaboradores;

  • O aprimoramento dos sistemas de tratamento existentes;

  • A melhoria contínua dos processos da empresa.

Sendo assim, a implantação do SGA é uma experiência que envolve toda a organização e cria uma sinergia entre seus colaboradores, ampliando a visão da importância do seu trabalho à manutenção de todo o sistema de tratamento, desde a entrada dos resíduos, insumos, tratamento, saída do resíduo tratado, gestão dos resíduos gerados no processo e gerenciamento dos riscos inerentes ao negócio.

 

A Tera Ambiental, que presta serviços de tratamento de efluentes e compostagem de resíduos orgânicos, é certificada na ISO 14001 e segue, em toda a sua estrutura, estratégias e planos de ação para diminuir os impactos ambientais relacionados à sua operação.

 

Durante a implantação dos requisitos da norma, que durou um ano, foram estudados todos os processos operacionais e realizadas melhorias, que continuam sendo levantadas e executadas de forma contínua e envolve todos os níveis da empresa.

 

Atualmente, a Tera atende 1.283 leis, garantindo tranquilidade aos seus clientes, que confiam seus resíduos à empresa sem que se exponham aos riscos impostos pelas leis aplicáveis. Inclusive aquela que determina a responsabilidade compartilhada entre geradores e empresas terceirizadas que realizam o tratamento dos efluentes.

 

Segundo clientes que realizam auditorias na Tera Ambiental, é possível conferir as benesses que a certificação na ISO 14001 trouxe à empresa, em sua estrutura física, documental e nas evidências do atendimento à legislação aplicável. Desta forma, o certificado é mais uma garantia de que todo o trabalho segue os padrões legais e melhores práticas do mercado.

 

Podemos dizer ainda, que o SGA propiciou novos ganhos comerciais, uma vez que estamos aptos a atender um novo nicho de mercado, mais restritivo, que reconhece as companhias que atuam de forma sustentável.

 

CTA - Guia do tratamento de efluentes

Tópicos: ISO 14001, tratamento de resíduos

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
CTA - Guia do Tratamento de Efluentes

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais