contato@teraambiental.com.br

Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume com segurança, sem passivos ambientais.

Saiba mais detalhes de como podemos te ajudar

Realize o tratamento de efluentes sanitários e caixa de gordura com agilidade

Consulte-nos e descubra como podemos
resolver rapidamente o seu problema

Matéria Orgânica Transforma!

Conheça o potencial ambiental e agronômico do fertilizante orgânico composto Tera Nutrição Vegetal

Acesse o site exclusivo
  • Blog
  • There are no suggestions because the search field is empty.

Afinal, o que são resíduos biodegradáveis?

Atualizado em 21/12/2016

resíduos biodegradáveisResíduos biodegradáveis são aqueles de decomposição natural, que ocorre por meio de bactérias e de fungos. Isso é possível porque esses materiais são renováveis, ou seja, são facilmente substituíveis e podem ser reutilizados com certa facilidade, minimizando impactos ambientais.

 

Uma das mais claras diferenças entre a biodegradabilidade ou não é a degradação, ou seja, o biológico se decompõe de forma natural e até benéfica à natureza. Já o não biodegradável quase nunca propicia qualquer benefício ao meio ambiente e merece um atenção especial para seu tratamento.

 

Em relação aos resíduos, os biodegradáveis são provenientes de diversas origens e formam um fluxo transversal, independente dessa mesma origem. Eles são provenientes de atividades da agricultura, domésticas, florestais e industriais e são encontrados na forma sólida ou líquida. Eles se decompõe de forma natural, entretanto, são necessários sistemas de tratamento para acelerar esse processo que aconteceria naturalmente. Dada a grande quantidade de resíduo gerada atualmente, a natureza não daria conta de desempenhar esse papel.

 

A Norma 10.004/2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, responsável pela classificação dos resíduos, também os ordena quanto à biodegradabilidade, sendo:

facilmente biodegradável (FD), moderadamente biodegradável (MD), dificilmente biodegradável (DD) e não degradável (ND). Os resíduos biodegradáveis não estão catalogados como resíduos perigosos.

 

A legislação brasileira, ainda, identifica os resíduos biodegradáveis como “resíduos” e, por esta razão, eles devem ter uma gestão e destino adequado.

 

Reaproveitamento e destino correto

O tratamento dos resíduos biodegradáveis industriais gera um impacto ambiental muito positivo e, por este motivo, sua prática deve ser incentivada e realizada cada vez mais. No que diz respeito aos resíduos biodegradáveis sólidos, eles podem ser valorizados por operação de compostagem, por exemplo. O composto gerado no processo passa a ser utilizado para aumentar o teor de carbono no solo e manter sua fertilidade no cultivo agrícola.

 

Para o tratamento dos resíduos líquidos (efluentes) biodegradáveis, o processo biológico é uma alternativa eficiente e econômica para a degradação da matéria orgânica. A operação ocorre com ação de agentes biológicos - bactérias, protozoários e algas - e pode ser do tipo aeróbio e anaeróbio.

 

No tratamento biológico aeróbio são utilizados micro-organismos que degradam as substâncias orgânicas, assimiladas como alimento e fonte de energia mediante processos oxidativos. Nessa operação, o efluente precisa ser submetido a temperaturas específicas, e estar com o pH e o oxigênio dissolvido (OD) controlados.

 

Tratamento biológico anaeróbio

Outra modalidade de tratamento dos efluentes biodegradáveis é o biológico anaeróbio, que utiliza bactérias que não necessitam de oxigênio para sua respiração. Nesse processo, parte da matéria orgânica é convertida em gás carbônico e metano, que são eliminados por queimadores de gases. Uma das vantagens desse sistema é a geração de menos quantidade de lodo residual e, em geral, é necessária uma área menor para sua instalação.

 

Com os exemplos de tratamento e reaproveitamento dos resíduos biodegradáveis, fica claro que eles são considerados sustentáveis e contribuem para a redução do lixo e da poluição do solo, das águas e do ar.

 

CTA - Guia para destinação e tratamento de efluentes 

Tópicos: Resíduos Biodegradáveis, Material biológico

Receba nossos
artigos

Busca por artigos

Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action
Nova call to action

Siga nossas páginas nas Redes Sociais

Publicações recentes

Quer saber mais sobre nosso segmento?

Receba nossos artigos por e-mail