Reciclagem de Efluentes Industriais e Chorume
Solução de Tratamento de Efluentes Sanitários e Caixa de Gordura
Matéria Orgânica Transforma

A importância de contar com laboratório próprio para o monitoramento e tratamento de efluentes

Publicado em 16-11-2017 15:55

Laboratório próprio para o tratamento de efluentesUm elemento importante nem sempre observado no processo de tratamento de efluentes é o laboratório de análises. A grande variedade de tipos de efluentes e os riscos que cada um pode trazer para o ambiente faz com que seja importante ter total confiança na determinação destes parâmetros, de modo a se optar pelo melhor tratamento; é justamente neste aspecto que o laboratório se faz necessário.

 

Naturalmente, um laboratório precisa primar pela qualidade, e isso requer amplo investimento em infraestrutura, tecnologia, certificações e qualificações de pessoal. Somente para que possa emitir laudos com validade legal e científica, é necessário que o laboratório seja inspecionado pelo INMETRO e que receba a certificação da norma NBR ISO 17025, o que exige bom planejamento de processos da operação da instalação, além de amplo domínio técnico da atividade.

 

Este processo, por si só, já tem um custo substancial e o credenciamento precisa ser renovado regularmente, o que envolve mais verba a ser empenhada pela empresa; a estes custos ainda devem ser somados os relativos a treinamento de pessoal, contratação de técnicos e gestores qualificados e aquisição de equipamentos de ponta, tudo para garantir análises plenamente confiáveis.

 

Os impactos de não contar com um laboratório de qualidade

 

O valor da precisão e credibilidade das análises vai muito além do aspecto técnico, podendo impactar profundamente a empresa em mais de uma maneira. O parecer do laboratório, primeiramente, direciona o tipo de tratamento a ser aplicado, o que significa que, em caso de erros, toda a atividade subsequente pode ser prejudicada, levando a empresa a descartar efluentes contaminados de volta na natureza e, possivelmente, ser multada e até mesmo ver suas atividades suspensas e seus gestores respondendo a processos judiciais por crime ambiental.

 

Em face de todos os requisitos desta importante estrutura dentro do processo de tratamento de efluentes industriais, muitas empresas têm feito a opção pela terceirização deste tipo de serviço. De fato, ao contar com um especialista, que além de ter mais experiência na área ainda emite certificados de destinação final e atestados de tratamento, sua empresa se blinda contra erros técnicos e garante que está atuando de forma ecologicamente responsável.

 

Vale ressaltar, entretanto, que é necessário pesquisar as credenciais da empresa, garantindo que o tratamento offsite será feito de forma correta, certificado por um laboratório devidamente acreditado junto ao INMETRO e com garantia de procedimentos que sigam a melhores práticas.

 

Dado que a geradora pode participar solidariamente em casos de acidentes ambientais causados por falhas no fornecedor, buscar um parceiro realmente confiável é altamente recomendável e uma prática que só tende a trazer benefícios para sua empresa.

 

destinação de efluentes sanitários e caixa de gordura

Tópicos: tratamento de efluentes, Laboratório acreditado, monitoramento

Receba nossos artigos

Busca Por Artigos

biblioteca-digital-tera-ambiental
New Call-to-action

Siga Nossas Páginas Nas Redes Sociais

Últimos Artigos

Artigos mais acessados